Questionário

EDIÇÃO 241 – GABARITO

FASE PRÉ-ANALÍTICA – Discussão de casos

A seguir são comentadas as questões para as quais foram recebidas mais dúvidas quando disponibilizadas para os usuários ControlLab

Pergunta 7: A resposta é a opção 1. O contraste utilizado na tomografia tem como principal componente o Iodo. Este contraste é potencialmente nefrotóxico e por isto a dosagem de creatinina já está sendo recomendada antes da realização da Tomografia para avaliar a função prévia renal do paciente, e dependendo do resultado este contraste está contra indicado. Na pergunta em questão, o médico já descreveu sua hipótese diagnóstica (Insuficiência Renal Aguda) e gostaria do resultado da creatinina para avaliar esta hipótese. O laboratório deve coletar e reportar o resultado.

Pergunta 10: A resposta é a opção 2. Um dos problemas pré-analíticos envolvendo o exame de cálcio é a realização de hemodiálise utilizando o citrato como anticoagulante. Caso este paciente esteja recebendo este tipo de anticoagulante para realização da diálise, existe um potencial risco da amostra coletada apresentar uma hipocalcemia decorrente da quelação do cálcio pelo citrato que o paciente está recebendo.
No caso da infusão de cálcio o risco de interferência pré-analítica é a presença de hipercalcemia pela contaminação da amostra pelo cálcio que está sendo infundido.

Pergunta 11: A resposta é a opção 1. De todas as respostas apresentadas a única que não pode ser considerada um interferente pré-analítico na hipercalemia é a quebra de jejum. A demora na centrifugação da amostra pode lizar hemácias e liberar potássio. A hemólise decorrente da coleta inadequada, já é um sinal de lise de hemácias. A troca de tubo pode ocasionar a contaminação pelo EDTA, que contém potássio.

Pergunta 14: A resposta é a opção 1. Dentre os efeitos esperados da clonidina (hipotensor) que sugerem a presença de um acompanhante para realização do teste são: hipotensão e sonolência. Outros efeitos colaterais da medicação estão: secura na boca, náuseas e vômitos. Estes não justificam a presença de um acompanhante.

Pergunta 15: A resposta é a opção 1. Dos hormônios listados, único que não sofre alteração decorrente do estresse da coleta de sangue é o TSH.

Gabarito

Pergunta 1 – Opção 4
Pergunta 2 – Opção 1
Pergunta 3 – Opção 3
Pergunta 4 – Opção 4
Pergunta 5 – Opção 3
Pergunta 6 – Opção 1
Pergunta 7 – Opção 1
Pergunta 8 – Opção 2
Pergunta 9 – Opção 3
Pergunta 10 – Opção 2
Pergunta 11 – Opção 4
Pergunta 12 – Opção 1
Pergunta 13 – Opção 1
Pergunta 14 – Opção 1
Pergunta 15 – Opção 1

Elaborador: Carlos Eduardo dos Santos Ferreira – Médico Patologista Clínico. Laboratório Central do Hospital São Paulo – Escola Paulista de Medicina/ Universidade Federal de São Paulo. Laboratório Clínico do Departamento de Patologia Clínica-Medicina Diagnóstica Albert Einstein.
Marcelo Cidade Batista – Médico Endocrinologista e Patologista Clínico. Laboratório Clínico – Albert Einstein Medicina Diagnóstica.

Referências Bibliográficas:

Henry’s Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 22nd Edition.

 

Digite aqui a sua pesquisa