Notícias

Saiba quais são os seis principais sintomas de atenção para detecção do câncer de ovário

câncer de ovário

• O câncer de ovário afeta 240.000 mulheres no mundo, aqui no Brasil são mais de seis mil por ano ¹,²
• Se for detectado precocemente, esse tipo de câncer pode ter um tratamento muito mais efetivo e evitar as quatro mil mortes em média que ocorrem no país ³,⁴
• A Siemens Healthineers oferece diagnósticos adequados para favorecer a detecção precoce dessa patologia

São Paulo, maio de 2021 – Atualmente, o câncer de ovário afeta 240.000 mulheres mundialmente, por ano, e no Brasil são mais de seis mil casos, que representa 3% de todos os cânceres no país. Já na questão de óbitos são mais de quatro mil vidas todo ano. Pode não representar um dos cânceres mais frequentes, mas no âmbito ginecológico, é um dos mais críticos.

Esse tipo de câncer se desenvolve quando as células cancerígenas se encontram nos tecidos de um ou de ambos os ovários, porém sua detecção não é fácil e, por isso, é tão importante entender melhor os sintomas. Quanto mais precoce o diagnóstico melhor será o tratamento e isso reforça também a importância dos exames de rotina que deverá ser feito pelas mulheres anualmente.
Para as mulheres, é importante notar se há presença dos seis sintomas abaixo:

• Presença de uma sensação recorrente de pressão ou dor no abdômen, pelve, costas ou pernas;
• Inchaço constante do abdômen;
• Náusea, indigestão, gases, constipação ou diarreia;
• Sensação de fadiga ou falta de ar;
• Desejo constante e irreprimível de urinar;
• Sangramento vaginal incomum.

Já na questão da etapa do diagnóstico, deve-se questionar sobre os possíveis fatores de risco, incluindo histórico familiar. Inicialmente, os exames de sangue são essenciais para mostrar os níveis de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas do paciente. Se houver uma massa pélvica, o médico precisará solicitar um ultrassom e imagens complementares de tomografia (CT) e ressonância magnética (MR) para identificar se o tumor está crescendo em estruturas próximas e para fazer a biópsia de uma suspeita de metástase. Dessa forma, identifica-se se o câncer se espalhou para outras áreas.

A Siemens Healthineers, buscando oferecer uma abordagem oncológica de forma holística, possui ferramentas robustas que apoiam o diagnóstico, tratamento e acompanhamento desta doença: exames laboratoriais, diagnósticos por imagens, medicina nuclear, equipamentos de apoio à cirurgia e, recentemente, com a aquisição da Varian, também radioterapia que acompanha o tratamento da doença. Todas essas soluções são suportadas por Inteligência Artificial (IA) e plataformas digitais, que permitem a integração e conectividade dos diferentes sistemas, facilitando os processos dentro do modelo de atenção à saúde de pacientes, especialistas e instituições.

Embora seja verdade que nem todas as mulheres apresentam os mesmos sintomas, por se tratar de uma doença de difícil detecção, recomenda-se que, em caso de qualquer anomalia de saúde, seja imediatamente consultado um médico.

Mais uma vez, é importante ressaltar que o autocuidado e a prevenção são imprescindíveis no universo feminino e pode salvar vidas.

Referências bibliográficas

1. MS / INCA / Estimativa de Câncer no Brasil, 2020
2. MS / INCA / Coordenação de Prevenção e Vigilância / Divisão de Vigilância e Análise de Situação
3. MS / SVS/DASIS/CGIAE/Sistema de Informação sobre Mortalidade, 2021
4. MS / INCA / Coordenação de Prevenção e Vigilância / Divisão de Vigilância e Análise de Situação, 2021

 

Digite aqui a sua pesquisa