Notícias

PNCQ: Analise sua avaliação mensal do Pro-ex direto na tela do computador e use o gráfico de tendência – DRM. É grátis!

pncq gráfico de tendência

O PNCQ disponibiliza gratuitamente o Gráfico de Tendência para análise do Desvio Relativo à Média – DRM para os mais de 5.600 Laboratórios Participantes.

Nas Avaliações Mensais do Ensaio de Proficiência PRO-EX, além dos valores de Média, Desvio Padrão e Coeficiente de Variação, cada analito recebe um conceito: B (Bom), A (Aceitável) ou I (Inaceitável) de acordo com o desvio relativo à sua média, comparada à média dos demais laboratórios que utilizam o mesmo método. O ideal é que este desvio (DRM) seja igual ou muito próximo de 0 (zero).

Para um resultado de até 1 DP, incidirá o conceito B; até 2 DP, receberá o conceito A; acima de 2DP, receberá o conceito I. Um DRM positivo significa que o DP está do lado superior do gráfico e, um DRM negativo, que o DP está do lado inferior do gráfico.

Para acessar o Gráfico de Tendência, basta clicar no ícone ao lado do nome do analito e o gráfico aparecerá automaticamente! E posicionando o cursor do mouse sob o ponto do lote no gráfico, são exibidos o DRM e o Conceito (B, A ou I). Permite também salvar o arquivo em pdf e imprimir os relatórios de cada analito com todos os dados dos últimos 10 Lotes do PRO-EX. Também é possível acessar outros períodos e escolher centenas de constituintes de várias especialidades.

Desta maneira, é possível acompanhar o desempenho do laboratório em cada analito, possíveis tendências, perda de precisão ou de exatidão. Os resultados inadequados, a investigação das causas e as ações tomadas para os resultados nos quais a proficiência não foi obtida, também devem ser registrados. A eficácia destas ações deve ser verificada na avaliação seguinte.

Contato:  pncq@pncq.org.br

Digite aqui a sua pesquisa