Notícias

Palestrantes internacionais estão entre os destaques da programação do 5º Congresso Internacional de Medicina Obstétrica do Santa Joana

Em formato virtual, encontro abordará a COVID-19 na gestação, parto e puerpério. Ana Pilar Betrán, representante da OMS; Diogo Ayres de Campos, da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO); e criador da Classificação de Robson, Michael Robson estão entre os participantes confirmados.

O Hospital e Maternidade Santa Joana promoverá, em 17 de outubro de 2020, o seu 5º Congresso Internacional de Medicina Obstétrica. O evento de atualização médica, que traz o que há de mais moderno em ginecologia e obstetrícia, gestação de alto risco e de alta complexidade, terá como tema “Gestação, parto e puerpério na era da Covid-19”.

A edição deste ano será realizada 100% em formato virtual e inovando mais uma vez, o Santa Joana traz grandes nomes da medicina obstétrica mundial, como Ana Pilar Betrán Lázaga, chefe do Departamento de Melhoria e Pesquisa em Saúde Materna, Perinatal e Reprodução da Organização Mundial da Saúde (OMS); Diogo Ayres de Campos, chefe do Departamento de Obstetrícia do Hospital de Santa Maria de Lisboa (Portugal) e também especialista que foi responsável pela coordenação da revisão, normatização e monitorização fetal intraparto da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO); e Michael Robson, ginecologista e obstetra irlandês, responsável pela criação da Classificação de Robson, ferramenta desenvolvida para monitorar e avaliar a qualidade do serviço obstétrico e adotada como padrão pela OMS para uso em maternidades ao redor do mundo.

A especialista Ana Pilar Betrán Lázaga comentará sobre a perspectiva da OMS para a melhor assistência ao parto no mundo. Já Diogo Campos falará sobre a segurança no trabalho de parto por meio da monitorização fetal. E Michael Robson, que pelo segundo ano consecutivo participa do Congresso, abordará a perspectiva do médico na assistência multidisciplinar do parto. Os participantes do evento contarão ainda com a palestra de Martina Cronin, do The National Maternity Hospital, da Irlanda, que abordará a perspectiva da enfermeira obstetriz também ma assistência multidisciplinar do parto.

Durante toda a programação serão abordados os temas de diagnóstico pré-natal das anomalias fetais, o que esperar no recém-nascido cuja mãe teve COVID-19 na gestação e como a maternidade deve estar preparada para lidar com a pandemia e o futuro, profilaxia do tromboembolismo, amamentação e cuidados no puerpério, práticas assistenciais na placenta prévia, obesidade e pós-bariátrica, prematuridade, restrição do crescimento fetal e pré-eclâmpsia, além de aula magna sobre a importância da cardiotocografia no trabalho de parto e da apresentação de casos clínicos referentes às situações que mais geram dúvidas no diagnóstico e tratamento no pré-natal.

O primeiro lote de inscrição está disponível para médicos, enfermeiros, residentes e estudantes até 10 de setembro, e o cadastramento pode ser feito pelo site:
http://gruposantajoana.com.br/ensinoepesquisa/eventos-cientificos/cmo-2020/

SERVIÇO
5º Congresso Internacional de Medicina Obstétrica do Hospital e Maternidade Santa Joana
Data: 17 de outubro de 2020 (sábado)
Hora: das 8h15 às 17h40
Inscrições e informações: http://gruposantajoana.com.br/ensinoepesquisa/eventos-cientificos/cmo-2020/

Fonte: A4&Holofote Comunicação.

Digite aqui a sua pesquisa