Notícias

OMRON Healthcare e Universidade de Kyoto criam programa colaborativo para melhorar a aferição da pressão arterial nos domicílios

(foto/Cottonbro/Pexels)

Cientistas testam via inteligência artificial na casa dos pacientes com o intuito de descobrir como a tecnologia pode ajudar na evolução da melhoria da pressão arterial

A OMRON Healthcare e a Universidade de Kyoto anunciaram a criação do Programa de Pesquisa Colaborativa, que também será conhecido por Healthcare Medical AI. O objetivo é usar a inteligência artificial e um conjunto de dados inovador de medições caseiras.
O programa está sendo coordenado pelo Yasushi Okuno, Professor do Departamento de Inteligência de Dados Biomédicos da Escola de Graduação de Medicina da Universidade de Kyoto.

O primeiro estudo do programa explorará como a Inteligência Artificial pode derivar novos métodos personalizados de melhoria da pressão arterial com base na flutuação da pressão e noturna, além de registros eletrocardiográficos domésticos e dados de estilo de vida.

“O objetivo é melhorar ainda mais o controle da pressão arterial elevada. Os estudos investigarão como a IA pode prever com precisão as doenças cardiovasculares em um estágio inicial. O programa visa desenvolver métodos de prevenção de eventos cardiovasculares”, afirma o CEO e Presidente da Omron Healthcare Brasil, Wanderley Cunha.

Segundo a Global Burden of Disease , hipertensão é a principal causa de morte em todo o mundo. Como as doenças cardiovasculares frequentemente resultam na necessidade de cuidados de enfermagem de longo prazo, é importante prevenir eventos não apenas quanto ao aspecto do risco de vida, mas também à luz da manutenção da qualidade de vida. No Japão, de acordo com uma pesquisa de condições de vida de 2013, aproximadamente 43 milhões de pessoas são hipertensas, das quais 29% foram tratadas e mal controlaram seus valores de pressão arterial.

Para prevenir eventos com risco de vida, outras soluções precisam ser desenvolvidas para pacientes que sofrem de hipertensão. Mesmo que os valores da pressão arterial sejam adequadamente controlados, ainda há chances de os pacientes desenvolverem um evento. “Portanto, a detecção e intervenção precoces nos cuidados com a hipertensão devem ser destacadas para que os eventos possam ser previstos durante o manejo diário da saúde e esse é o principal objetivo do programa”, finaliza Wanderley.

Fonte: Mgapress

Digite aqui a sua pesquisa