Notícias

MRC proveniente da NCTC tem conquistado as rotinas microbiológicas

(Divulgação/controllab)

O MRC Culturas de Referência Qualitativa, derivado da coleção de culturas europeia NCTC, obtém o reconhecimento dos usuários devido à boa recuperação e crescimento dos microrganismos

Na rotina dos laboratórios de análises, as cepas de referência são fundamentais para o controle de qualidade dos insumos utilizados nos exames de diagnóstico clínico, veterinário, nas análises microbiológicas de alimentos, água, produtos farmacêuticos e meio ambiente. Também são de grande importância para realização dos estudos de validação de métodos analíticos e determinação da incerteza de medição.

Em sua busca contínua para prover as melhores soluções em controle de qualidade laboratorial, a Controllab realizou parceria com a PHE – Public Health England. Essa iniciativa viabilizou para o Brasil e outros países da América Latina acesso imediato à coleção de bactérias mais renomada da Europa e mais antiga em todo o mundo – NCTC (National Collection of Type Cultures) – fundada em 1920.

Inicialmente, foi viabilizada a produção de cepas controles e em seguida os materiais obtiveram a chancela da ABNT NBR ISO 17034. Hoje, são mais de 60 cepas reconhecidas como Material de Referência Certificado (MRC), disponíveis para pronta-entrega ou programadas mensalmente na quantidade definida pelo laboratório. Essas cepas auxiliam os processos a cumprirem requisitos da NBR ISO/IEC 17025 quanto ao controle da qualidade dos resultados.

O desconhecimento de outras coleções de culturas equivalentes à americana, inicialmente, causou hesitação nos laboratórios para adotar cepas de outras origens. No entanto, atualmente existem 806 coleções de culturas em 78 países e regiões* registradas no WDCM (World Data Center for Microorganisms), um banco de dados internacional que agrupa as cepas em um sistema único de identificadores, facilitando o cruzamento de informações sobre as cepas de referência recomendadas para uso na garantia da qualidade. Nele, é possível verificar que a mesma cepa tem uma designação diferente em cada coleção de cultura. Por exemplo, a cepa Escherichia coli NCTC 11954 é também designada ATCC 35218, CIP 102181, DSM 5923, CCUG 30600, CECT 943, dependendo da coleção de cultura.

Usuários que fizeram a experimentação, em seguida incluíram em sua rotina o MRC Cultura de Referência Qualitativa, proveniente da NCTC. As culturas apresentam boa recuperação e crescimento dos microrganismos, contribuindo nas principais validações: teste de detecção dos microrganismos, antibiograma, métodos alternativos, novos equipamentos, insumos microbiológicos (meios de cultura), etc. Elas conferem mais confiança e credibilidade ao controle de qualidade, facilitando o processo de atendimento às normas, legislações, auditorias, acreditações e fiscalizações.

O benefício da iniciativa alcança, além do Brasil, países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Acesse o site da Controllab e saiba mais sobre as cepas disponíveis como MRC Culturas de Referência Qualitativa.

* Conforme consulta ao http://www.wfcc.info/ccinfo/ em 25/06/21

Controllab – www.controllab.com

Digite aqui a sua pesquisa