De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos de dengue registrados no Brasil em 2019 foi o segundo mais alto da série histórica, com 1,527 milhão de notificações de janeiro a 7 de dezembro de 2019. A tendência é de que os registros continuem altos em 2020.
Formas de diagnóstico
O teste sorológico, seja de uso rápido ou de uso em laboratórios, rastreia a produção de anticorpos contra o vírus infectante. Por isso, só apresenta resultados quando realizado cerca de 5 a 7 dias após o início dos sintomas, período necessário para que o corpo produza anticorpos que levam a um resultado positivo em uma pessoa infectada.
“Mesmo que o paciente esteja infectado, se o teste for realizado muito precocemente ele será negativo porque a pessoa infectada ainda não começou a produzir anticorpos em níveis detectáveis”, explica o infectologista Guilherme de Sousa Ribeiro, pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que realiza estudos relacionados a dengue desde 2009.
O teste molecular é mais sensível e específico, pois detecta o material genético do vírus, com muito menor possibilidade de haver reação cruzada. Nesta metodologia, é possível detectar a presença do patógeno já nos primeiros 5 dias de sintomas.
A Mobius Life Science é fabricante brasileira de testes moleculares e tem difundido a utilização desse tipo de teste em todo o país. A empresa tem em seu portfólio um kit de biologia molecular que permite a identificação e diferenciação dos vírus dengue, zika e chikungunya. Além isso, a Mobius Life Science apresenta em seu portfólio mais de 50 kits diagnósticos que se utilizam das técnicas de biologia molecular para a detecção de uma vasta gama de patógenos e doenças que acometem os seres humanos.
Kit XGEN MULTI ZDC com registro na ANVISA sob o nº 80502070063.
Mobius Life Science 0800-7101850 | www.mobiuslife.com.br | comercial@mobiuslife.com.br |