Notícias

Março Azul: médicos e pacientes se mobilizam em campanha nacional de prevenção ao câncer de intestino

O câncer de intestino representa uma das principais causas de morte por câncer no Brasil, afetando anualmente milhares de famílias. Embora seja prevenível por meio de métodos diagnósticos acessíveis, como o teste de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia, a doença permanece como grande desafio para o sistema de saúde brasileiro.

Em resposta a essa realidade, pelo quarto ano, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) se uniram mais uma vez em torno da campanha nacional Março Azul, que em 2024 leva o lema Médico e paciente: uma parceria que salva vidas! Juntos na prevenção do câncer de intestino.

Os principais sintomas da doença incluem alterações recentes no hábito intestinal, como diarreia ou constipação que não se resolve espontaneamente ou com medicação, presença de sangue nas fezes, cólicas abdominais persistentes, dor durante a defecação e/ou sensação de evacuação incompleta, redução do apetite que pode ou não estar acompanhada de perda de peso, e anemia.

“Por isso, é fundamental estar atento a esses sinais e procurar avaliação médica para um diagnóstico precoce e tratamento adequado. Alguns pacientes podem não apresentar qualquer tipo de sintoma nas fases iniciais da doença, o que torna mais importante a utilização de exames diagnósticos como a pesquisa de sangue oculto nas fezes e colonoscopia para diagnóstico precoce do câncer de intestino, notadamente em indivíduos com mais de 50 anos”, lembra Sergio Pessoa, presidente da FBG.

“Para nós, o Março Azul traduz a nossa responsabilidade com a população e com a orientação às políticas públicas”, afirma o médico Herberth Toledo, presidente da SOBED.

“Evitar a doença e, principalmente, aumentar a possibilidade de cura e de sobrevida de seus pacientes exigem diagnóstico e tratamento precoces dessa doença, com impacto positivo não apenas pela preservação de vidas, como também pela redução de custos do sistema de saúde”, destaca Marcelo Averbach, presidente do Núcleo de ações sociais da SOBED, presidente da ONG Zoé e coordenador da campanha nacional.

De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), espera-se que entre 2023 e 2025 ocorram 45.630 novos casos de câncer colorretal no Brasil, potencialmente afetando mais de 136 mil brasileiros. O Inca aponta um risco estimado de 21,10 casos por 100 mil habitantes, divididos entre 21.970 homens e 23.660 mulheres. Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do DATASUS, referentes a 2020, indicam que 20.245 pessoas faleceram devido ao câncer de cólon, reto e ânus, ressaltando a urgência de ações preventivas e de conscientização.

Campanha 2024 – A Campanha Março Azul 2024 está disponível no site www.marcoazul.org.br. O portal oferece uma série de informações sobre a doença, incluindo métodos de prevenção, fatores de risco, diagnóstico e opções de tratamento. A iniciativa conta com o apoio institucional da Associação Médica Brasileira (AMB) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), além do endosso de diversas outras entidades. Para a edição de 2024, as informações e atualizações da campanha também serão compartilhadas no Instagram, através do perfil @campanhamarcoazul.

Expedição em Óbidos – A campanha conta com uma ação especial em Óbidos, no Pará, devido à sua baixa razão de médicos por habitantes (1,2 médico por mil habitantes) e às projeções do Inca, que indicam um aumento de 52% no número de casos de câncer colorretal entre os homens e 2,8% entre as mulheres do Norte do país nos próximos anos.

O município, com uma população de 52 mil habitantes, tem cerca de 7 mil pessoas na faixa etária elegível para triagem por meio do exame de sangue oculto nas fezes. Em resposta a esses desafios, a Secretaria Municipal de Saúde mobilizou Agentes Comunitários de Saúde para educar o público-alvo sobre a importância do rastreamento do câncer colorretal, incentivando a participação na campanha.

De 11 a 17 de março, médicos e enfermeiros voluntários das instituições organizadoras ofereceram atendimento aos pacientes que foram previamente rastreados, com o apoio da ONG Zoé. A LABTEST, uma empresa do grupo Virtue Diagnostics, colaborou com a iniciativa doando 50 mil testes de sangue oculto, que serão executados pelo laboratório LACOB e coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde de Óbidos.

Realização:

Apoio Institucional:

Apoio:

Digite aqui a sua pesquisa