Notícias

Lançamento Linha de Bioquímica Ebram – QUIMIPROT – U – PROTEINÚRIA

Proteinúria, também conhecida como albuminúria ou albumina da urina, é uma condição caracterizada pela perda exacerbada de proteína (especialmente a albumina) pela urina. Pode ser um indicativo do estágio inicial da doença, já que é possível detectá-la antes do comprometimento da função renal ser diagnosticado.

Os rins filtram o sangue, eliminando os resíduos e toxinas e reabsorvendo substâncias essenciais (como as proteínas) para o organismo, porém, em algumas patologias onde há dano aos glomérulos e/ou aos túbulos renais, as proteínas ao invés de serem retidas são excretadas, causando um aumento do teor protéico na urina.

Do ponto de vista clínico, a função excretora do rim é aquela que tem maior correlação com os desfechos clínicos. Por isso, a determinação da excreção urinária de proteínas constitui-se no exame mais sensível para detecção precoce de doença renal crônica (DRC), tendo como as principais causadoras a Diabetes mellitus e pressão arterial alta (hipertensão).

Segundo o Ministério da Saúde, a doença renal é silenciosa, não apresenta sintomas e tem registrado crescente prevalência, alta mortalidade e elevados custos para os sistemas de saúde. Por isso, é recomendado que indivíduos com risco de desenvolver DRC tenham como medida de prevenção a proteinúria como um componente de avaliação médica rotineira.

A quantificação da proteína no líquido cefalorraquidiano (LCR) é usada para distinguir meningite asséptica de meningite séptica. Assim como altas concentrações são frequentemente consideradas como sendo de diagnóstico para bactérias, fungos ou meningite tuberculosa.

Os laboratórios devem estar preparados para esclarecer os pacientes sobre as condições do dia a dia que podem interferir nos resultados da dosagem de proteinúria (como exercício recente ou febre nos últimos três dias). A variabilidade observada nos resultados é um dos aspectos abordados na revisão Current Issues in Measurement and Reporting of Urinary Albumin Excretion, traduzida do Clinical Chemistry para o JBPML, que trata de fatores relevantes nas etapas pré-analíticas, analíticas e pós-analíticas do exame, cujo desconhecimento pode ter repercussões significativas sobre o resultado final. Nessa revisão, acentuam-se, entre outros aspectos a que muitos profissionais podem não atentar, como interferências decorrentes do armazenamento em geladeira ou freezer e cuidados essenciais com a amostra no momento da dosagem.

Considerando o quão inquestionável é a importância da pesquisa e/ou dosagem da proteinúria, a Ebram anuncia a ampliação da sua linha da Bioquímica com o lançamento do kit:

QUIMIPROT – U – PROTEINÚRIA:
Amostras: líquido cefalorraquidiano (LCR) e urina
Apresentação: 1 x 50mL + Padrão 1 x 2 mL.
Metodologia: Vermelho de Pirogalol
Vantagens: reagentes estáveis e pronto para uso, alta linearidade e longo período de validade

Consulte informações completas desse lançamento e demais itens do portfólio com a equipe de vendas da empresa!

Contato: Ebram (11) 2291.2811 | vendas@ebram.com | vendas2@ebram.com

Clique aqui e veja mais em nossa edição 251!

 

Digite aqui a sua pesquisa