Notícias

Lab-to-Lab Pardini leva conhecimento e inovação

Lab-to-Lab Pardini leva conhecimento e inovação ao principal congresso de medicina laboratorial da América Latina

De 16 a 18 de setembro de 2025, o encontro contará com mais de 30 especialistas do Grupo Fleury em atividades científicas e experiências imersivas inéditas no estande.

Rio de Janeiro, setembro de 2025 – O Lab-to-Lab Pardini – unidade de negócios B2B do Grupo Fleury – terá participação de destaque no 57º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (CBPC/ML 2025), que acontece de 16 a 18 de setembro, no Riocentro, Rio de Janeiro. Reconhecido como o maior encontro da medicina laboratorial da América Latina, o evento reunirá especialistas, gestores e líderes do setor para debater inovação, políticas públicas e os novos rumos da medicina diagnóstica.

Ao longo dos três dias de congresso, mais de 30 especialistas do Grupo Fleury – entre médicos consultores, gestores, pesquisadores e executivos – estarão à frente de mais de 40 mesas-redondas, simpósios e painéis de discussão sobre inovação, sustentabilidade, inteligência artificial, gestão laboratorial e as novas fronteiras do diagnóstico. O Lab-to-Lab Pardini levará ao evento experiências imersivas e encontros estratégicos em seu estande, criado para impulsionar conexões e reafirmar o compromisso da companhia com o avanço sustentável do setor laboratorial.

Para o presidente da unidade de negócios Lab-to-Lab Pardini e Suporte de Operações do Grupo Fleury, Dr. Roberto Santoro, a medicina laboratorial só avança quando há troca de experiências. “Quando o conhecimento circula, a confiança se fortalece e o cuidado chega mais longe. É com esse espírito que participamos do congresso, reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento da medicina diagnóstica por meio da transferência de know-how e do fortalecimento dos vínculos com clientes e entidades representativas. Nosso objetivo é unir saberes, integrar soluções, criar espaços para trocas significativas e contribuir com o crescimento dos nossos clientes”, afirma.

Segundo ele, o setor de diagnóstico em saúde vive hoje uma transformação profunda, impulsionada pela demanda por atendimentos cada vez mais rápidos e precisos e pela incorporação de novas tecnologias. “Participar de um congresso que reúne mais de 200 palestrantes do Brasil e do exterior para debater tendências e desafios da integração diagnóstica na prática é uma oportunidade única de construir juntos o futuro da medicina laboratorial. O Lab-to-Lab Pardini estará presente para apresentar soluções técnicas, digitais, logísticas e de gestão, além destacar a abrangência do serviço e o mais completo e especializado portfólio de exames, incluindo os de alta complexidade”, completa o executivo.

 

Temas estratégicos e diversidade de abordagens

No primeiro dia, 16 de setembro, os especialistas do Grupo Fleury participam de sessões que abordam desde estratégias para sustentabilidade financeira dos laboratórios clínicos, com Fernando Ramos, até os avanços do uso de inteligência artificial na hematologia, conduzido por Alex Freire Sandes. A endocrinologia também terá espaço de destaque, com os médicos José Viana Lima Júnior e Pedro Saddi discutindo os testes de metabolismo da glicose.

Ainda no dia 16, Christiane Pereira Gouvea e Maria Carolina Pintão debatem o papel do laboratório clínico nos distúrbios da Hemostasia, enquanto Wilson Shcolnik estará nos painéis sobre os desafios e tendências na integração dos diagnósticos laboratoriais e os impactos da Política Nacional do Diagnóstico Laboratorial. Outros especialistas da companhia, como Flávia Helena Silva e Raphael Paulino, trazem reflexões sobre eficiência no processo produtivo dos exames, e Gustavo Loureiro e Nairo Sumita apresentam atualizações laboratoriais no perfil lipídico. O dia ainda inclui Álvaro Pulchinelli em uma jornada sobre toxicologia laboratorial e Carolina Lázari discutindo o diagnóstico molecular de doenças infecciosas.

Diagnóstico, inovação e políticas públicas

No dia 17 de setembro, a programação segue com temas como doenças infecciosas congênitas, conduzidos por Carolina Lázari e Celso Granato, e biomarcadores de câncer, com Gustavo Loureiro. Também entram em pauta a renovação da patologia clínica, discutida por Álvaro Pulchinelli e Guilherme Collares, além da importância do PoCT na atenção primária, apresentada por Katia Regina Cesar.

Entre os destaques, o painel “TRUE Genômica Aplicada” reúne Armando Fonseca, Cecília Micheletti e Mateus Torres para debater o impacto da genômica na prática laboratorial. Já o simpósio sobre doença gordurosa hepática terá Gustavo Loureiro, enquanto Celso Granato lidera a discussão sobre desafios e caminhos das políticas públicas em doenças infecciosas.

Ainda no mesmo dia, Nairo Sumita, Pedro Saddi e Rosa Paula Mello Biscolla participam de debates sobre gasometria, hormônios da tiroide e endocrinologia aplicada, reforçando a relevância da atuação do Grupo Fleury em diferentes frentes da medicina laboratorial. Para encerrar o dia, Alvaro Pulchinelli participa da mesa redonda “HighLights ADLM”, Paola Cappellano do debate sobre “HighLights da Microbiologia” e Kátia Regina da discussão sobre o papel do PoCT na atenção primária de saúde.

Saúde, qualidade e futuro do diagnóstico

O Grupo Fleury volta a marcar presença, no dia 18 de setembro, em discussões de grande impacto. Daniella Bahia fala sobre a qualidade e segurança no laboratório clínico e Daniel Perigo sobre mudanças climáticas e saúde como uma oportunidade para laboratórios. Ambos trazem a pauta da sustentabilidade para o centro das discussões.

Wilson Shcolnik aborda a segurança do paciente e a integração de práticas laboratoriais, enquanto Giovana Maffazioli e Gustavo Maciel destacam o olhar laboratorial para a saúde da mulher, da puberdade à menopausa. Na hematologia, Christiane Pereira Gouvea traz curiosidades e atualizações, enquanto a gestão laboratorial na era digital será debatida por Guilherme Collares e Gustavo Stuani. Para encerrar, Kaline Fonseca fala sobre o PoCT para Glicose e Maria Izabel Chiamolera participa da discussão sobre avaliação de hormônios hipofisários.

Experiências no estande

O estande do Lab-to-Lab Pardini no CBPC/ML 2025 foi concebido para ser um verdadeiro hub de conhecimento, relacionamento e inovação. O espaço oferece sala de reunião para rodadas de negócios, ambientes para networking e ativações interativas que ampliam a experiência dos visitantes. Destaque para os recursos tecnológicos como painéis digitais, LED interativo e consultoria personalizada sobre a plataforma Pardis. A interatividade se estende a uma slot machine de brindes.

O design do estande foi pensado para transmitir modularidade e conexão, refletindo a integração de saberes e soluções que o Lab-to-Lab Pardini propõe. Entre os destaques, está um totem institucional que apresenta o portfólio de serviços e permite ao visitante receber materiais detalhados diretamente por e-mail. A experiência tecnológica se amplia com uma tela touch transparente, onde é possível explorar mapas das plantas técnicas e diferenciais do negócio. Ao selecionar o conteúdo, as informações ganham vida em um LED de três metros, despertando também a curiosidade de quem circula pelo espaço.

Para tornar a jornada ainda mais acolhedora, o Café Lab-to-Lab ocupa a área central do estande, funcionando como ponto de encontro para conversas informais e troca de ideias, reforçando a proposta de aproximar parceiros e compartilhamento de conhecimento.

Relacionamento e conexões estratégicas

No dia 17 de setembro, o estande receberá um coquetel exclusivo para parceiros estratégicos. Outra novidade é o Mundo Lab-to-Lab Pardini – Edição SBPC, que reunirá convidados para diálogos sobre tendências da medicina diagnóstica em formato talk, respondendo a perguntas enviadas previamente por clientes.

Além disso, o Grupo Fleury realizará visitas guiadas ao Núcleo Técnico Avançado no Rio de Janeiro (Shopping Nova América), nos dias 17 e 18/9.  Essas visitas acontecem em um momento estratégico, marcado pela expansão nacional do Lab-to-Lab Pardini, que tem investido fortemente na modernização e descentralização de suas unidades. Com a inauguração de novas áreas técnicas e a atualização de núcleos em diferentes estados até o final de 2025, a companhia alcançará a capacidade produtiva de 420 milhões de exames por ano em todo o país. Esse crescimento não apenas garante maior eficiência, precisão e sustentabilidade nos processos, como também fortalece o compromisso da companhia em oferecer soluções de ponta e um serviço cada vez mais ágil aos laboratórios parceiros e aos pacientes.

Compromisso com sustentabilidade

Como parte do eixo de ESG do congresso, o Grupo Fleury inscreveu o projeto “Soluções em Inteligência Artificial – Otimização de Insumos”, que estará em exposição ao longo do evento. A iniciativa concorre na votação popular promovida pela SBPC/ML, que elegerá as melhores práticas sustentáveis do setor.

Experiência ampliada no digital

Antes e durante o congresso, o Grupo Fleury reforçará sua presença digital com conteúdo em redes sociais, incluindo spoilers da programação, bastidores da montagem e cobertura em tempo real. A ação contará com a presença de influenciadores e um “repórter digital” que vai registrar as percepções de visitantes e palestrantes diretamente do estande.

Serviço

Evento: 57º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (CBPC/ML 2025)

Data: 16 a 18 de setembro de 2025

Local: Riocentro – Rio de Janeiro

Participação Fleury: Cerca de 30 especialistas na programação científica, experiências no estande, coquetel para parceiros e visitas técnicas exclusivas.

 

Sobre o Lab-to-Lab Pardini

 

O Lab-to-Lab (L2L) é uma iniciativa sólida de um dos maiores grupos de medicina do Brasil. Líder no serviço de apoio laboratorial, carrega o propósito de entregar saúde para as pessoas e crescimento para os negócios de mais de 8 mil laboratórios e hospitais conveniados espalhados em 2.200 cidades do Brasil. Com um portfólio completo com mais de 9 mil tipos de testes, realiza exames para quem precisa e onde estiver. A cada exame realizado, garante o acesso à medicina diagnóstica de alta qualidade para milhões de brasileiros, nos quatro cantos do País, seja na capital paulista ou em Marabá, no estado do Pará. Em 2023, tornou-se unidade de negócio do Grupo Fleury após combinação de negócios com o Hermes Pardini.

 

Sobre o Grupo Fleury

 

Com 99 anos, o Grupo Fleury é uma das maiores e mais respeitadas organizações de medicina e saúde do Brasil, referência para a comunidade médica e público geral por sua qualidade técnica, médica, de atendimento e gestão. Com 22,4 mil colaboradores e 4,9 mil médicos, detém as melhores práticas ESG e contribui para a sustentabilidade do sistema de saúde. Com sede em São Paulo (SP), o Grupo Fleury está presente em outros 14 estados e no Distrito Federal, somando mais de 500 Unidades de Atendimento. A companhia oferece uma das mais completas soluções em medicina diagnóstica no país, por meio da coordenação de cuidado centrado no indivíduo e capacidade de inovação e tecnologia. Essas soluções refletem o posicionamento estratégico da empresa de ser um ecossistema de saúde integrado e preventivo, que nasceu como um laboratório de análises clínicas e evoluiu para ofertas completas de medicina, físicas e digitais, em suas unidades de atendimento e operações B2B. Site do Grupo Fleury: www.grupofleury.com.br.

Digite aqui a sua pesquisa