Notícias

Inovação na Medicina Diagnóstica: Patologia Digital e Telepatologia

Por Dr. Lisandro F. Lopes

A prática da patologia moderna está se transformando com a mudança para um fluxo totalmente digital, em que telas de computador estão substituindo microscópios na análise de lâminas histológicas. Essa revolução é denominada Patologia Digital. Através do emprego de scanners de lâminas e de sistemas de arquivamento e análise de imagens, o médico patologista pode desempenhar suas atividades diagnósticas virtualmente de qualquer lugar (daí o termo Telepatologia) e sem a necessidade de microscópio, bastando apenas ter ao seu alcance um computador com acesso à internet.

Estudos na literatura médica mostram que a mudança para uma rotina totalmente digital requer rápida adaptação do patologista, com tempo médio de uma semana para a transição completa. Além da rápida facilidade de adaptação do médico patologista nesse processo, estimam-se ganhos de eficiência entre 15 e 26% no diagnóstico primário e liberação dos laudos anatomopatológicos, o que é extremamente significativo para pacientes oncológicos.

Além das vantagens da patologia digital e telepatologia apresentadas até agora, é fundamental ressaltar sua importância em atividades didáticas (ensino), compartilhamento remoto de casos com patologistas subespecialistas e possibilidade de documentação fotográfica em laudos e atividades de pesquisa. Através de imagens digitais, é mais rápido e preciso realizar medidas de lesões e de sua distância em relação a margens de segurança, o que é especialmente importante em tumores malignos, bem como proceder contagem de mitoses.

Com o emprego de algoritmos específicos ao processo de análise de imagens, é possível realizar com acurácia a avaliação e quantificação de biomarcadores em Medicina de Precisão, incluindo, por exemplo, a avaliação de receptores de estrógeno e progesterona e da proteína HER2 em câncer de mama, cuja análise é fundamental na decisão terapêutica das pacientes com essa doença.

Em conclusão, o emprego da patologia digital e telepatologia se traduz em ganhos expressivos em qualidade, agilidade e segurança para o paciente. Para revolucionar o trabalho dos patologistas no Brasil, o Grupo Pardini, um dos maiores de Medicina Diagnóstica e Personalizada do país, sempre preocupado em oferecer o que há de mais novo e eficaz no setor, acaba de lançar, através da Diagnóstika – uma das empresas do Grupo com expertise em Anatomia Patológica, uma rede de conexão entre patologistas de múltiplas especialidades, competências e experiência. Ancorado na tecnologia, o projeto inovador vai encurtar a distância entre especialistas espalhados por todo o Brasil com o objetivo de democratizar o acesso ao diagnóstico especializado em anatomia patológica através da patologia digital. O serviço inédito, chamado de Rede Astro, beneficiará toda a cadeia de saúde ao permitir que imagens de tecidos e células do corpo humano, de pacientes de qualquer canto do Brasil, sejam analisadas a distância por especialistas.

Dr. Lisandro F. Lopes é médico patologista do Grupo Pardini
Grupo Pardini – www.grupopardini.com.br

Digite aqui a sua pesquisa