Notícias

Infectologista pediátrica do GRAACC orienta sobre sintomas similares de doenças respiratórias e Covid-19 em crianças

(foto: Gustavo Fring/Pexels)

Com a chegada dos meses mais frios (outono e inverno), os cuidados com a saúde devem ser ainda mais intensos devido ao aumento expressivo dos riscos de doenças virais e problemas respiratórios. Temperaturas baixas e pouca umidade são alguns dos fatores que contribuem para o agravamento dos problemas. Há um risco ainda maior com a pandemia de Covid-19, pois os sintomas podem se confundir com algumas infecções respiratórias.

“Alguns sintomas como tosse, febre, falta de ar e, às vezes, náuseas e vômitos, são comuns tanto na Covid-19 quanto nas doenças sazonais de clima frio. Por isso, é necessário que pais e responsáveis redobrem a atenção em relação aos sintomas e qualquer dúvida não demorem a procurar um serviço de pronto atendimento para que a criança seja avaliada”, orienta a Dra. Fabianne Carlesse, infectologista pediátrica do Hospital do GRAACC, especializado em casos de alta complexidade de câncer infantojuvenil.

O aumento de casos da gripe geralmente ocorre entre os meses de maio e outubro, sendo agosto o mês mais seco, conforme informações do Ministério da Saúde. É importante que ações preventivas antes desse período sejam adotadas, em especial, na população mais vulnerável, como os pacientes oncológicos.

“Os pacientes oncológicos são os mais vulneráveis a estas infecções, além da Covid-19, e podem apresentar complicações graves, dependendo do nível de imunossupressão, principalmente quando os pulmões são acometidos”, comenta Dra. Fabianne.

Dicas importantes

• Fique atento a sintomas como tosse, febre, falta de ar e corrimento nasal. Se persistirem por mais de dois dias, é necessário procurar o pronto atendimento para avaliação.
• Use umidificadores para combater os dias mais secos, mas não durma com eles ligados pois podem agravar casos de alergias respiratórias.
• À noite, pendure toalhas molhadas ou coloque bacias com água no quarto.
• Manter o corpo hidratado é importante nesse período. Beba diariamente de 1,5L a 2L de água.
• Inalação com soro fisiológico é uma boa opção para limpar as vias respiratórias.
• Nunca é demais lembrar da importância do uso da máscara (trocar a cada duas horas e se estiver suja ou molhada).

Evite

• Locais fechados e com aglomerações de pessoas.
• Tocar em paredes, maçanetas e corrimãos.
• Levar a mão à boca, olhos e nariz.
• Ter contato com pessoas gripadas ou resfriadas.
• Locais com aparelhos de ar-condicionado quente, pois ressecam as vias respiratórias causando alergias.

Saiba mais sobre o trabalho do GRAACC em https://www.graacc.org.br   

Fonte: Target Estratégia em Comunicação.

Digite aqui a sua pesquisa