Notícias

Impressão digital do câncer

(foto/freepik)

Ph.D. e mestre em oncologia fala sobre o novo exame molecular que detecta precocemente vários tipos de câncer

Cientistas do Instituto do Câncer Dana-Farber, da Faculdade de Medicina da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, produziram o primeiro exame de sangue que pode detectar vários tipos de câncer, além de poder identificar em qual tecido a doença se originou.

Segundo dr. Wesley Pereira Andrade, Ph.D. e mestre em oncologia, médico titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o teste, em fase de validação clínica, promete identificar alterações moleculares no processo da carcinogênese.

“Seria como uma impressão digital do câncer uma vez que detecta alterações moleculares precoces que se correlacionaram com diversos tipos de cânceres como o de estômago, esôfago, intestino, pulmão e fígado”, relata o especialista. O exame é baseado na pesquisa de DNA (ou RNA) tumoral circulante no sangue.

De acordo com o médico, o exame analisa o perfil de metilação do DNA (material genético) oriundo de um possível tumor.

“As células quando estão ficando doentes entram em um processo de multiplicação constante. Células nascem, células morrem. Quando elas morrem liberam um material genético na corrente sanguínea. O novo teste é um avanço e permite identificar o material genético estranho ao organismo”, conclui o médico.

Esses testes ainda estão em fase de estudo e de validação clínica, mas certamente será a nova fronteira da oncologia para o rastreamento/diagnóstico ultraprecoce de câncer e monitorização daqueles que já têm o diagnóstico e estão em tratamento oncológico.

Dr. Wesley Pereira Andrade – MD, PhD, mestre e doutor em Oncologia. Mastologista e Cirurgião Oncologista. Médico Titular da Sociedade Brasileira de Mastologia e Médico Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica. Coordenador do Comitê de Oncologia Mamária da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica. Membro da Sociedade Americana de Cirurgia Oncológica | SSO – Society of Surgical Oncology. Membro da Sociedade Europeia de Cirurgia Oncológica | ESSO – European Society of Surgical Oncology. Vice-Presidente – Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – Regional São Paulo (Gestão 2014-2015). CRM-SP 122593.

Site: www.drwesleyandrade.com.br – Facebook: www.facebook.com/drwesleyandrade.com.br e Instagram: @dr.wesleyandrademastologista

Fonte: Equipe Agência Contato Comunicação.

 

Digite aqui a sua pesquisa