Notícias

Importantes transformações

Por Irineu Grinberg

A Companhia de Seguros SulAmérica, segunda maior do país, anunciou no fim de agosto o início de importantes transformações em suas metas de atendimento. Vendeu suas operações de veículos automotores e ramos elementares – perdas, danos e responsabilidades sobre bens ou pessoas. Vidas excluídas. A entidade compradora dessas operações foi a alemã Allianz, que já operava no país e que, com essa aquisição, passará a ocupar posições de destaque entre as maiores entidades seguradoras do Brasil.

Não haverá surpresa
alguma se a mais tradicional
companhia de seguros gerais
do país seja transformada
unicamente em seguradora
de planos de saúde

O valor do negócio está avaliado em torno de R$ 3,5 bilhões. Os cálculos definitivos e suas conclusões ocorrerão somente após a aprovação da transação pelos órgãos reguladores e anticoncorrenciais. Lentas operações que deverão perdurar por cerca de um ano.

Antes, em maio, a carteira de capitalizações da SulAmérica havia sido vendida para Icatu Seguros por R$ 180 milhões. Existem previsões de que, ao efetuar a venda desses ramos securitários, a SulAmérica passe a se concentrar apenas no ramo de saúde e odontologia, atualmente responsáveis por 78% dos prêmios contra 16% auferidos no ramo veículos.

Dessa forma, o mercado avalia que a cotação das ações da SulAmérica poderia crescer de 15 para 30 vezes em relação ao seu lucro e, no desempenho da empresa, 97% dos prêmios recebidos e 95% do lucro líquido. Portanto, não haverá surpresa alguma se a mais tradicional companhia de seguros gerais do país seja transformada unicamente em seguradora de planos de saúde.

É a sua mais expressiva expertise e seu negócio de maior retorno e, caso aconteça a tão desejada retomada do emprego, os volumes financeiros serão exacerbados. Cerca de 70% dos contratos referem-se a planos corporativos. Restará ainda o ramo vida, de importância não significativa nos percentuais finais, mas que atua como amparo negocial às vendas do produto principal.

IRINEU GRINBERG
Ex-presidente da SBAC, diretor de Lab-FarmConsult
Contato: irineugrinberg@gmail.com

Digite aqui a sua pesquisa