Notícias

Igenomix reduz preço do painel genético de câncer de mama hereditário durante o Outubro Rosa

(foto/freepik)

Durante o mês de conscientização sobre o câncer de mama, painel que investiga 34 genes de predisposição hereditária para desenvolvimento de câncer de mama estará disponível por mil reais

Unido a uma série de ações de conscientização sobre o câncer de mama, durante o Outubro Rosa o laboratório de genética Igenomix reduziu para mil reais o preço do painel genético de avaliação de risco da síndrome do câncer de mama hereditário, que analisa um painel de 34 genes, incluindo variações de número de cópias (CNVs).

Além da realização do teste genético, a multinacional de biotecnologia proporciona assessoramento científico para os médicos e profissionais da saúde para a interpretação dos resultados, algo essencial para a diferenciação de qualidade entre diferentes painéis e sua relevância para cada paciente.

Essa iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso para as muitas situações em que a identificação de uma mutação genética é necessária para definir a conduta do tratamento, podendo elevar a taxa de sobrevida da paciente a 95%.

“Os testes genéticos estão a cada dia mais acessíveis, mas ainda distantes da realidade de muitos. No entanto, sua realização pode salvar a vida dos pacientes e mudar também o curso de prevenção de outros familiares”, afirma a biomédica e geneticista Marcia Riboldi, CEO da Igenomix Brasil e Argentina.

O Painel de Precisão do Câncer de Mama Hereditário Igenomix pode ser usado como uma ferramenta de rastreamento e diagnóstico, levando a um melhor gerenciamento e prognóstico da doença. Ele fornece uma análise abrangente dos genes envolvidos nesta doença usando sequenciamento de nova geração (NGS) para compreender totalmente o espectro de genes relevantes envolvidos e sua penetrância alta ou intermediária.

A solicitação de painéis genéticos deve ser realizada por um médico, sendo indicada em diferentes situações:

– Histórico pessoal de câncer de mama e ou de ovário.
– Câncer de mama, de ovário ou no pâncreas em ao menos dois parentes próximos.
– Vários cânceres de mama primários ou câncer de mama bilateral, diagnosticados pela primeira vez antes dos 50 anos de idade.
– Câncer de mama triplo negativo na fase de pré-menopausa, diagnosticado em uma idade jovem (com idade igual ou inferior a 45 anos).
– Câncer de mama masculino em um parente próximo.
– Etnias com alta frequência de mutação o gene BRCA, como judeus Ashkenazi, devem ser testadas, mesmo na ausência de história familiar.

O painel tem ampla utilidade clínica, como o diagnóstico genético e molecular para uma paciente com história pessoal ou familiar sugestiva de câncer de mama hereditário, além de possibilitar início precoce do tratamento com equipe multidisciplinar para vigilância adequada, quimioprevenção e mastectomia redutora de risco (RRM) ou salpingo-ooforectomia redutora de risco e uma avaliação de risco de membros da família assintomáticos, de acordo com o modo de herança. A investigação também possibilita reduzir a morbidade relacionada ao câncer de mama ou morbidade secundária a complicações de vigilância e tratamento e oferece caminhos melhorados, desde o diagnóstico até o tratamento, em populações suscetíveis.

Fonte: SENSU Consultoria de Comunicação

Digite aqui a sua pesquisa