Notícias

Grupo Fleury lança a Sommos DNA, plataforma de testes genéticos

Novidade empodera pacientes interessados em gerir sua própria saúde e a de seus familiares em relação ao risco de desenvolvimento em longo prazo de doenças herdadas. O serviço, 100% digital, inclui teleconsulta com especialistas em genética para explicar os resultados obtidos

O Grupo Fleury lança a Sommos DNA (https://www.sommosdna.com.br/), uma plataforma de testes genéticos destinada a todos interessados em conhecer mais sobre sua saúde e os riscos de desenvolver doenças hereditárias e transmiti-las a seus descendentes. O objetivo é que, com o mapeamento genético, as pessoas possam se cuidar mais, optar por um estilo de vida mais saudável e se engajar na prevenção de doenças.

O primeiro produto da Sommos DNA é um mapeamento genético para analisar 30 genes associados aos cânceres hereditários de mama, melanoma, ovário, pâncreas, útero, gástrico, colorretal e próstata, que identifica mutações no DNA e sua relação com as probabilidades do desenvolvimento de doenças a longo prazo ou que podem ser herdadas. Em breve, 20 novos genes serão incorporados, o que permitirá o aumento do escopo do teste oncológico, bem como a plataforma oferecerá novos tipos de testes genéticos relacionados a doenças cardíacas.

“O mapeamento genético por meio dos testes da Sommos Saúde tem como público-alvo pessoas saudáveis, que apresentam ou não predisposição a doenças hereditárias, para que cada indivíduo tenha maior conhecimento sobre seus riscos e possa fazer o gerenciamento da sua própria saúde”, explica Arthur Hernandes, head de Genômica do Grupo Fleury.

A nova plataforma oferece uma experiência prática, rápida e 100% digital. Pelo site, a pessoa faz um cadastro, compra o teste de DNA e recebe em sua casa ou no local de preferência o kit de coleta contendo um pequeno tubo plástico e instruções de uso. A partir daí, é só obter, com a ajuda de um cotonete, um pouco de saliva extraída da parte interna da bochecha, colocar essa amostra dentro do tubo e, depois, devolver o kit pelos Correios.

“O novo serviço de excelência que acaba de entrar em rotina estimula a proatividade do paciente com seu bem-estar e qualidade de vida, além do cuidado com todos os membros da família, a fim de prevenir os riscos de ter alguma doença por meio do diagnóstico precoce e, assim, planejar o futuro da saúde”, explica Miguel Mitne Neto, biólogo, pesquisador sênior do Grupo Fleury e responsável técnico da Sommos DNA. “Os resultados e possíveis alterações apresentados no exame não são sentenças, mas sim informações favoráveis para a investigação do histórico familiar e identificação de casos de saúde que podem ser contornados com atitudes mais saudáveis”, acrescenta.

O resultado dos testes estará disponível pela internet em 30 dias corridos. O cliente receberá o laudo em uma linguagem clara, objetiva e de fácil entendimento para o público leigo. Além disso, o indivíduo que adquire o teste da Sommos DNA terá acesso a uma consulta, via telemedicina, para conversar com especialistas em genética e entender melhor as informações obtidas pelo exame.

Hoje, o Brasil conta com um número limitado de especialistas em genética, e a Sommos DNA nasce integrando esta assessoria aos seus serviços. O Grupo Fleury conta profissionais renomados da área em sua equipe, atuando por meio de suas marcas presentes em nove estados brasileiros, além do Distrito Federal.

A longo prazo, a Sommos DNA deseja ampliar o cuidado com o paciente e acompanhamento da saúde por meio de um aplicativo. Com o mapa genético desenhado, a nova frente de negócios do Grupo Fleury conseguirá integrar informações de estilo de vida, análises clínicas e do material genético para enviar dicas e sugestões sobre alimentação, exercícios físicos e até exames que devem ser realizados pelos clientes, com periodicidade, de acordo com as tendências de saúde e com o respaldo científico.

Quando mais especialidades médicas forem incorporadas ao serviço Sommos DNA, o paciente que já efetuou o mapeamento genético terá condições especiais de preço para integrar novas análises e informações referentes à área ao sequenciamento do DNA já realizado.

“Este é mais um passo de nossa jornada no Grupo Fleury rumo à personalização da medicina para nossos clientes”, completa Arthur Hernandes

Sommos DNA e Saúde iD

A Sommos DNA também estará integrada à Saúde iD, empresa de tecnologia baseada na ciência de dados e inteligência artificial do Grupo Fleury. Desta forma, tanto a compra do teste da Sommos DNA como a consulta de aconselhamento genético via telemedicina poderão ser feitas pela plataforma. A realização do mapeamento genético, o preenchimento do questionário e o upload dos resultados dos testes, assim como o histórico de outros exames, são opções disponibilizadas dentro da plataforma Saúde iD para os pacientes, o que proporcionará novas possibilidades de cuidados relacionados à saúde. Tal ação ocorre mediante a autorização prévia dos usuários e segue a recomendação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo total sigilo e armazenamento de informações do paciente.

Mais informações sobre a Sommos DNA pelo site www.sommosdna.com.br

Fonte: 4&Holofote Comunicação.

 

Digite aqui a sua pesquisa