Notícias

G10 Favelas e Predikta promovem em Paraisópolis triagem e rastreamento de Covid-19 para 5 mil pessoas

Além de contribuir para evitar disseminação do vírus na comunidade paulistana, ação integra apoio a estudo científico brasileiro voltado à detecção da doença

O G10 Favelas, movimento que reúne líderes e empreendedoresde impacto social das favelas do país, realiza neste mês de junho uma ação social em Paraisópolis que oferece rastreamento e testagem para COVID-19 em 5 mil pessoas da comunidade, número que ultrapassa os 5% da população local. O teste populacional será gratuito e disponível para os moradores das cinco microrregiões que dividem a comunidade.

“A testagem possibilita saber como está situação de proliferação do vírus, isolar adequadamente os infectados e impedir o avanço da Covid-19, aumentando a segurança sanitária da comunidade”, comenta Gilson Rodrigues, líder comunitário e presidente do G10 Favelas.
A iniciativa “Saúde, Paraisópolis!” é totalmente gratuita e feita em parceria com a start-up Predikta, responsável pelo estudo científico e aplicação da tecnologia de termografia. A ação conta também com o apoio das empresas Seegene Brasil (5 mil testes RT-PCR), Base Científica (Laboratório de Biologia Molecular), Biocarga (Coleta e transporte das amostras), BioBoavista (kits de coleta) e a Cogna Educação (apoio institucional).

Aqueles que participarem da ação serão conduzidos a uma triagem digital realizada por totem de autoatendimento e depois serão encaminhadas para fazer o exame RT-PCR.

“A ação tem como objetivo analisar a prevalência, dispersão e progresso do coronavírus na comunidade, auxiliando a gestão de saúde local, além de refinar a nossa tecnologia de detecção para aplicar em outras comunidades e projetos” comenta o doutor Alexandre Alfred, CEO da Predikta.

A start-up brasileira desenvolveu um método sem contato físico e quase instantâneo que oferece triagens digitais para síndromes gripais como a Covid-19.

O sistema utiliza equipamentos disponíveis no mercado e acessíveis, não exige treinamento de pessoas para operação e, portanto, permite uma implantação rápida em larga escala. O método se utiliza ainda de inteligência artificial, que permite desenvolver um algoritmo que interpreta quase instantaneamente o desenho revelado por fotos tiradas por câmeras térmicas comuns, cruzando-o com os padrões descobertos pelos pesquisadores. Todo pré-diagnóstico apurado pelo método desenvolvido pela Predikta e coletado em Paraisópolis será também submetido ao RT-PCR para constatação do resultado.

Desde março de 2020, o G10 Favelas conseguiu disponibilizar 33.400 testes de Covid-19 para as comunidades Paraisópolis, Vietnã, Heliópolis e Cidade Tiradentes, por meio de parcerias e doações.

Serviço
Data: 14 a 25 de junho
Horário: das 8h às 16h
Local: Pavilhão Social G10 Favelas – Rua Itamotinga, 100 – Paraisópolis / São Paulo (SP)

Digite aqui a sua pesquisa