Notícias

E-saúdeSP, uma ferramenta na luta contra a Covid-19

Plataforma de integração dos dados clínicos e telemedicina da Secretaria Municipal da Saúde traz a portabilidade de exames e consultas e outras funcionalidades aos usuários SUS em São Paulo

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibiliza aos munícipes o aplicativo e-saúdeSP, uma plataforma de integração de dados clínicos e telemedicina que reúne todo o histórico do paciente SUS na capital paulista, além de diversas outras funcionalidades.

Entre os benefícios está a Teletriagem @covid19, que é mais uma alternativa de acolhimento aos pacientes com dúvidas ou sintomas da doença. Nela, o usuário responde algumas perguntas sobre sintomas e as respostas são analisadas por médicos e enfermeiros.

O munícipe recebe de volta um relatório sobre a sua situação contendo todas as orientações necessárias ao paciente, tais como o encaminhamento para uma teleconsulta ou a uma Unidade Básica de Saúde.

Desta maneira o paciente poderá receber orientações complementares, ser medicado (a receita médica é encaminhada diretamente pela plataforma) ou se necessário encaminhado a uma unidade de emergência, com o trajeto monitorado pela central do @Covid. Tudo de acordo com a legislação e as regras de segurança vigentes para a telemedicina.

Todo o serviço está articulado com UBSs da cidade, que monitoram por telefone ou presencialmente os casos confirmados da doença transmitida pelo novo coronavírus – atualmente mais de 130 mil no município (número que ultrapassou 482 mil no acumulado desde o início da pandemia, segundo dados de 14 de agosto).

Com o e-saúdeSP, o paciente da capital tem na tela do celular todo seu histórico de passagens pelo SUS, como laudos de exames laboratoriais e de imagem, consultas e receitas realizadas nos equipamentos de saúde do município.

Outra funcionalidade importante é o ícone Minha Saúde, em que o usuário do SUS insere, manualmente, dados sobe medicamentos, doenças crônicas, alergias, pressão arterial, entre outros. É mais uma estratégia de estímulo à participação ativa do paciente em seu autocuidado.

A plataforma está disponível para dispositivos Android e em versão web. Para acessar os dados basta fazer o cadastro e criar uma senha.

Facebook/Instagram/Twitter: saudeprefsp
prefeitura.sp.gov.br/saude

Digite aqui a sua pesquisa