Notícias

DOSAGEM DE ADENOSINA DEAMINASE

A enzima Adenosina Deaminase (ADA) promove a deaminação da adenosina para inosina e da deoxiadenosina para deoxiinosina, envolvida no metabolismo das purinas e existentes em grande quantidade em linfócitos e monócitos ativados, sobretudo linfócitos – T Helper.

A primeira descrição dessa enzima para uso em diagnóstico foi em 1970 em pacientes com câncer de pulmão, mas foi em 1978 que seu uso foi descrito para diagnóstico de turbeculose.

Hoje, a principal indicação do exame ADA é para diagnóstico de tuberculose pleural, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde através das políticas públicas do Programa Nacional de Controle da Tuberculose – PNCT, mas também é indicada para patologias infecciosas, hepatites ou patologias que envolvam resposta imunológica, especialmente das células T. Em dezembro de 2019, a ADA passou a fazer parte da tabela de procedimentos do SUS, visando além do diagnóstico precoce da tuberculose, reduzir gastos, diminuir o número de exames desnecessários e invasivos, e consequentemente a exposição dos pacientes a riscos.

A Ebram fornece o kit para dosagem automática de ADA. O Quimiada – Adenosina Deaminase possui metodologia colorimétrica, automatizada, é uma técnica precisa, realizada em qualquer analisador bioquímico, reprodutível, de baixo custo e pode ser realizado em amostras de soro, plasma, líquido pleural ou liquor. Esse kit já é utilizado pelos principais laboratórios de apoio e de referência do Brasil.

A dosagem enzimática e automática de ADA veio para substituir o método de Giusti e diminuir a realização de biopsia pleural que é um procedimento invasivo e demorado.

VANTAGENS do Kit
• Formulação completamente líquida e estável.
• Vantagens significativas sobre os métodos Giusti e Galanti.
• Altamente específico para ADA e não há reações detectáveis com outros nucleosídeos.
• Linearidade 200 U/L.
• Excelente precisão com CV’s de menos que 5%.
• Controles baixo e alto, com níveis específicos para controlar valores em liquor.

Contato Ebram: (11) 2291.2811 | www.ebram.com

Digite aqui a sua pesquisa