Notícias

Diferentes abordagens e estratégias para exames de Glicemia

tubos-sarstedt

Camilla Côrtes Ferreira e Marilia Grecco

A coleta de sangue é amplamente praticada e continua sendo de inestimável valor para o diagnóstico e tratamento de vários processos patológicos. A qualidade dos dispositivos utilizados para efetuar a coleta são de extrema importância, pois reduz a ocorrência de erros e minimizam os fatores de interferência na fase pré-analítica.¹ Alguns exames apresentam uma melhor resposta se coletados em tubos específicos para análise. O tubo contendo fluoreto, por exemplo, é utilizado para dosagem de glicose no plasma¹.

Atualmente, para o diagnóstico laboratorial de Diabetes Mellitus (DM), utilizam-se três ferramentas: a glicemia de jejum (GJ); a glicemia 2 horas após sobrecarga com 75 gr. de dextrosol, denominado teste de tolerância oral à glicose (TOTG), e a HbA1C². Rotineiramente, para a realização das dosagens de glicemia nos laboratórios de análises clínicas, as coletas são efetuadas nos tubos que contém a presença do anticoagulante Fluoreto (tampa cinza). Esse reagente, composto por uma solução de EDTA e de Fluoreto, tem como característica ser um inibidor glicolítico, impedindo assim a glicólise, que é a utilização de moléculas de glicose pelas hemácias e leucócitos.

O tubo de coleta S-monovette® Fluoreto da SARSTEDT® é fabricado em polipropileno, com tampa de alta transparência de polietileno e o êmbolo em poliestireno. Este tubo contém anticoagulante em solução de fluoreto, na concentração de 1.0mg/ml de sangue + EDTA na concentração de 1.2mg/ml de sangue. Essa associação, além da anticoagulação, garante estabilidade de até 24 horas, devido ação inibidora descrita acima.

Importante citar que as diretrizes da Associação Americana de Diabetes (American Diabetes Ansociation) e da Academia Nacional de Bioquímica Clínica (National Academy of Clinical Biochemistry), sugerem que a glicose plasmática seja melhor estabilizada se, além do fluoreto, o tubo conter um e solução tampão de citrato3. O que não exclui o uso de tubos fluoreto + EDTA¹.

Neste cenário, sempre inovando e buscando soluções para os desafios diários pré analíticos, a equipe de P&D da SARSTEDT® trouxe mais um aliado para determinação de níveis de glicose. O tubo GlucoEXACT®, desenvolvido a partir de uma mistura de EDTA/Flutoreto/citrato, interrompe a glicólise e combina o efeito inibitório glicolítico espontâneo e imediato da acidificação (tampão de citrato) e o efeito inibidor a longo prazo do fluoreto3,4 . Essa combinação de elementos traz maior estabilização da glicose no sangue em temperatura ambiente (até 96 horas) quando comparado com tubos de fluoreto convencionais. Dessa forma, o tubo GlucoEXACT®, se mostra mais eficaz em determinadas situações e condições patológicas. A determinação da utilização de um tubo ou de outro, vai depender, principalmente, da estratégia clínica de cada paciente.

Assim, a SARSTEDT® possui um portfólio completo para diagnóstico de glicose sanguínea, que além de trazer maior segurança para o coletador e diminuição de hemólise, conta com os tubos S-Monovette® Fluoreto e S-monovette GlucoEXACT®, que garantem estabilidade e confiabilidade por bloquear o processo da glicólise, trazendo assertividade nos resultados.

Para mais informações, acesse nosso site: www.sarstedt.com

Referências Bibliográficas:

1. Recomendações da sociedade brasileira de patologia clínica/medicina laboratorial (SBPC/ML): Coleta e preparo da amostra biológica/ Adagmar Andriolo … [et al.]; organização Nairo Massakazu Sumita … [et al.] – 1. ed. – Barueri [SP]: Manole, 2014.http://www.sbpc.org.br/upload/conteudo/livro_coleta_biologica2013.pdf 

2. Laurie M.W, et al .Análise de fatores que se associam a alterações no teste de tolerância oral à glicose, independentemente dos valores da glicemia de jejum. Arq Bras. Metab.2011;55/9 http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S000427302011000900007&script=sci_arttext.

3. Bonetti G., et al. Which sample tube should be used for routine glucose determination? Primary Care Diabetes. volume 10, Issue 3, jun 2016, pag 227-232. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1751991815001564.

4. Will D.1, Müller-Drebelhof C.1, Birkholz H.1, Schuster R.1,2, Flach D.1
1 Sarstedt AG & Co., Sarstedt S-Monovette® GlucoEXACT. Um dispositivo de coleta de sangue para estabilizar os níveis de glicose por 96 horas. Pesquisa e Desenvolvimento, Nümbrecht, Alemanha 2 Sarstedt AG & Co., Diretoria de Vendas / Pesquisa e Desenvolvimento, Nümbrecht, Alemanha.

 

Digite aqui a sua pesquisa