Notícias

Dia Mundial do Câncer: Diagnóstico Precoce Salva Vidas

dia mundial do cancer

Hoje, 4 de fevereiro, é o Dia Mundial do Câncer. Esta é uma iniciativa organizada pela União Internacional para o Controle de Câncer (UICC), com apoio da Organização Mundial da Saúde.

O câncer é uma doença que causa milhões de mortes por ano ao redor do mundo. Conscientizar, educar e falar sobre o assunto é de suma importância para que baixemos estes números.

Quando o tumor é encontrado em estágio inicial, com os tratamentos adequados há chances maiores de sobrevida do que quando o tumor é descoberto em estágios muito avançados. Isso mostra a importância da realização de exames, para ser tratado o mais rápido possível.

De acordo com o Ministério da Saúde, os tipos de câncer mais comuns são o de pulmão, mama, colorretal, próstata, de pele não-melanoma e estômago. Os que mais matam são o de pulmão, colorretal, estômago, fígado e mama.

Para prevenir, médicos dão algumas recomendações, como obter hábitos mais saudáveis, com a inclusão de frutas e vegetais na alimentação e prática de atividades físicas. Além disso, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar. Tomar sol é um hábito importante, principalmente para a absorção da vitamina D, porém, evite a exposição entre 10 e 16 horas. E por fim, faça os exames periódicos.

O dia de hoje tem como objetivo SALVAR VIDAS. Realizem os exames. Previna-se.

Digite aqui a sua pesquisa