Notícias

Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço: SBOC chama atenção para diagnóstico precoce e prevenção da doença

(foto/freepik)

Com prevalência em homens acima dos 40 anos, neoplasia tem tabagismo e excesso de ingestão de álcool como alguns dos principais fatores de risco

Em 27 de julho será celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, data que chama atenção para a prevenção, o diagnóstico e os cuidados desse tipo de neoplasia, que engloba tumores de boca; laringe; garganta; seios da face; e tireoide. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2022, deverão surgir 22 mil novos casos da doença.

O câncer de cabeça e pescoço é o segundo que mais acomete homens (acima dos 40 anos), atrás apenas do câncer de próstata. Por ser silencioso, costuma apresentar sinais já quando está em estágio avançado, o que ocorre em 76% dos casos, elevando a taxa de mortalidade. Alguns dos principais sintomas desse grupo de tumores são: nódulos na região do pescoço e garganta; rouquidão persistente; dificuldade de deglutição; feridas que não cicatrizam; e manchas na área bucal, que não saem com a escovação de dentes.

“Atualmente, um dos principais desafios para quem trata esse tipo de neoplasia é o diagnóstico precoce. Se detectado no início, o câncer de cabeça e pescoço tem boas chances de cura, mas, seja por questões culturais ou pela falta de sintoma inicial, a maioria dos pacientes acometidos com a doença acabam procurando ajuda quando o quadro já está agravado”, afirma Dr. Eduardo Moraes, médico oncologista e coordenador do Comitê de Tumores de Cabeça e Pescoço da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

Fatores de risco e prevenção

Hoje, o tabagismo e o consumo de álcool em excesso são comprovadamente fatores de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer. Além disso, estudos apontam que a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV) e a prática de relações sexuais sem o uso de preservativos também têm ligação com a doença.

A prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço está atrelada a uma mudança de hábitos. “Para evitar esse tipo de neoplasia, antes de mais nada, as pessoas precisam se conscientizar sobre a importância de realizar consultas e exames de rotina com seu médico e dentista de confiança. Esses profissionais saberão identificar sinais de que algo errado possa estar se desenvolvendo no organismo do paciente. Além disso, é importante adotar bons hábitos como a prática de exercícios físicos; manter uma alimentação saudável; deixar de lado o tabagismo e o consumo de álcool em excesso; além de não se esquecer da higiene bucal”, comenta Dr. Eduardo Moraes.

Confira mais detalhes sobre o Câncer de Cabeça e Pescoço no infográfico da SBOC, disponível para download aqui.

Fonte: Eldeman

Digite aqui a sua pesquisa