Notícias

Siemens Healthineers: Dia Mundial de Combate ao Diabetes

• Exame de diagnóstico que pode ser feito durante a consulta médica
• Resultado de hemoglobina glicada em até sete minutos

Novembro de 2020 – Já são mais de 420 milhões de pessoas no mundo com diabetes, no Brasil, esse número já ultrapassou os 16,5 milhões de brasileiros e metade deles nem sabem que possui a doença. Outro dado preocupante é que em território brasileiro as doenças crônicas não transmissíveis como o diabetes provocam mais de 70% das causas de mortes no país e o excesso de peso é um grande fator de risco também para o aumento da doença. Por isso, fazer o exame de hemoglobina glicada é tão imprescindível, ainda mais com praticidade e rapidez.¹ ²

A Siemens Healthineers, por meio da sua área de Point of Care (POC), desenvolveu o DCA Vantage, um equipamento portátil capaz de realizar o exame durante a consulta com apenas uma picada de dedo e o resultado sai em sete minutos. Essa inovação traz mais assertividade para o médico prescrever a melhor medicação para cada caso e também qualidade de vida e praticidade para o paciente. Num momento de pandemia como a da Covid-19, realizar o procedimento no mesmo local da consulta e com o menor contato possível com demais profissionais e pacientes é o ideal.

O que se tem constatado é que devido ao novo coronavírus, houve um descontrole ainda maior da doença no país, que se deu por quatro fatores principais:

• Confinamento – aspecto psicoemocional;
• Descontrole da alimentação;
• Sedentarismo;
• Medo de ir ao médico.

Segundo o renomado endocrinologista Fadlo Fraige Filho“A luta contra o crescimento do diabetes é constante porque ela é uma doença muito silenciosa por um certo período de tempo, mas que traz consequências terríveis para o organismo e a saúde do paciente. É preciso se manter informado e fazer o controle clínico e exames laboratoriais periódicos: glicemia de jejum, colesterol total e frações, controle da pressão arterial e hemoglobulina glicada” Fadlo Fraige Filho é presidente da ANAD – Associação Nacional de Atenção ao Diabetes, Professor Titular da Faculdade de Medicina do ABC e Presidente Eleito da International Diabetes Federation SACA 2021/2022.

Outro dado importante de mencionar é que a cada um ponto percentual de redução do nível da hemoglobina glicada diminui em 50% a chance desse paciente vir a ser acometido por um infarto no miorcárdio. Por isso, a informação sobre fazer os exames periódicos, visitar o médico e cuidar-se é tão importante e destinada a todos.³

Referências bibliográficas:
1. OMS – Organização Mundial da Saúde
2. IDF – International Diabetes Federation – Federação Internacional de Diabetes
3. ADA – American Diabetes Association

Digite aqui a sua pesquisa