Notícias

Controllab lança controle interno para todas as metodologias de detecção da COVID-19

Em uma iniciativa pioneira no cenário de pandemia, a Controllab disponibilizou o Controle de Qualidade Interno, valorado por interlaboratorial, para todas as metodologias de detecção do SARS-CoV2 (COVID-19)

A Controllab marcou seu pioneirismo no controle de qualidade para a detecção do SARS-CoV2 com o lançamento do primeiro Ensaio de Proficiência (EP) para todas as metodologias de diagnóstico da Covid-19. Essa iniciativa, realizada em curto prazo após o início dos exames no Brasil, viabiliza agora a disponibilização do Controle de Qualidade Interno – CQI, um mês depois da realização do EP.

Esses controles são essenciais para o monitoramento da rotina laboratorial. Isso porque a variação dos resultados é inerente ao processo, ou seja, os resultados sempre terão alguma variação aleatória e sistemática associada. Todo esforço é para minimizar ao máximo as variações e mantê-las sob controle para não impactar nos resultados da rotina.

A demanda crescente por testes e mais agilidade na liberação dos resultados requer dos laboratórios que realizam a análise comprometimento com as ferramentas da qualidade. Esse comprometimento se estende aos fabricantes e distribuidores de kits, que devem apoiar as boas práticas dos clientes, uma vez que elas impactam na confiabilidade dos seus testes.

Tão importante quanto ampliar o número de exames é ter aqueles que forneçam informação adequada. Com a disseminação dos casos, houve uma ampliação das metodologias disponíveis para detecção do SARS-CoV2. Logo, ter um controle de qualidade aplicado a cada uma delas é essencial para garantir a confiabilidade dos resultados.

Os materiais da Controllab são 100% controles de terceira opinião porque atendem às especificações dessa categoria: a matéria-prima é diferente dos fabricantes dos equipamentos/kits; podem ser utilizados em diferentes sistemas; e proporcionam ao laboratório detectar variações mais sensíveis, que não são percebidas nos controles dos fabricantes do sistema analítico.

Os materiais são valorados por interlaboratorial em diferentes sistemas de Testes Laboratoriais Remotos (TLR), testes moleculares e automatizados, como: Roche Elecsys (Cobas e601, e602, e411, e801), Abbott (Architect i1000sr e i2000sr), Euroimmun, MagLumi, entre outros.
Os controles de qualidade laboratorial oferecidos pela Controllab ajudam o laboratório a identificar falhas nos processos, antes que impactem nos resultados. Consequentemente, colaboram para obter o reconhecimento de médicos e pacientes quanto à qualidade dos laudos emitidos.

Contato: controllab.com 

Digite aqui a sua pesquisa