Notícias

Conheça mais sobre os diferentes marcadores tumorais que auxiliam o diagnóstico, estadiamento e tratamento do câncer

Dia Mundial de Combate ao Câncer

Fevereiro de 2021 – O dia 04 de fevereiro foi escolhido como data oficial do Dia Mundial de Combate ao Câncer com o principal objetivo de conscientização da população sobre a doença: a importância das consultas médicas regulares, o diagnóstico precoce e as novidades em tratamento. Sabemos que estamos num momento de pandemia e muitos atendimentos e procedimentos estão sendo postergados, porém para os pacientes com câncer, muitas vezes a doença pode ter características agressivas e o tratamento não pode esperar.

Além disso, a unanimidade na classe médica é que o diagnóstico precoce é sempre um fator decisivo em se tratando de cura ou sobrevida do paciente. Dependendo do estágio da doença, das próprias características do tumor e do órgão em que ele aparece é possível ter alternativas capazes de diminui-lo ou eliminá-lo. Para cada tipo de câncer, em termos de diagnóstico, existem os exames de imagem e também os de análises laboratoriais com seus respectivos exames para detecção, eles podem ser utilizados como prevenção porque caso apresentem níveis alterados indicam que o paciente deve ser submetido a testes complementares e confirmatórios.

Entre os exames disponíveis para o manejo clínico de pacientes com câncer, contribuindo no auxílio do diagnóstico e estadiamento até na avaliação da resposta terapêutica, como detecção de recidivas e prognóstico, além de auxiliar na decisão da terapia a ser utilizada e terapias adjuvantes estão os exames de marcadores tumorais, que são moléculas que podem estar presentes no tumor, no sangue ou em outros líquidos biológicos.

Normalmente, na fase adulta, acima de 40 ou 45 anos, iniciam-se os checkups de prevenção e, de acordo com a conduta médica, o médico poderá solicitar solicita estes exames de acordo com as diretrizes médicas para a suspeita clínica. Mas, quando há suspeita da doença pelo médico ou devido ao histórico familiar do paciente é indicado fazer estes tipos de exames, sem muita relevância para a idade em questão.

Segundo dados do INCA – Instituto Nacional de Câncer (2020)¹, a incidência estimada, conforme a localização primária do tumor e sexo é:

Homens:
Próstata
Cólon e Reto
Traqueia, Brônquio e Pulmão

Mulheres
Mama feminina
Cólon e Reto
Colo do útero

Entre os marcadores para detecção de diferentes tipos de câncer, entre eles, os citados acima pelo INCA como os de maior incidência, estão:

Referência bibliográfica:
1. INCA (2020)

Siemens Healthineers: www.siemens-healthineers.com.br

 

Digite aqui a sua pesquisa