Notícias

Coalizão Interamericana reafirma compromisso com ética e integridade no combate ao Covid-19

A Coalizão Interamericana de Ética Empresarial no Setor de Tecnologia Médica acaba de divulgar um pronunciamento a respeito da importância de reforçar os altos padrões de ética empresarial e integridade durante e após a pandemia de COVID-19.

O documento, intitulado “Declaração da Coalizão sobre o reforço da Ética empresarial e a Integridade em meio ao COVID-19”, reforça os altos padrões da conduta ética no setor de Tecnologia Médica.

“As tecnologias médicas são cruciais para salvar e melhorar a saúde do paciente em toda a América, inclusive em resposta à pandemia do COVID-19. Como tal, nós, as associações do setor de tecnologia médica que representam os membros da Coalizão Interamericana de Ética Empresarial no Setor de Tecnologia Médica, comprometemo-nos a manter altos padrões de ética e integridade estabelecidos nos Princípios de Bogotá durante e após a pandemia. Apoiamos o apelo do Diálogo Empresarial das Américas (“ABD”) em 27 de abril de 2020 para que todas as partes relevantes interessadas – governos, indústria, profissionais de saúde e fornecedores – mantenham esses padrões éticos em resposta ao desafio do COVID-19. Acolhemos também o apelo da ABD a todas as partes relevantes interessadas para fortalecer sua coordenação em adesão aos Princípios de Bogotá adotados em 2017 e recebidos pelos Ministros durante a Cúpula dos Presidentes das Américas de 2018.”, diz o documento.

O executivo de Relações Institucionais do Instituto Ética Saúde, Carlos Eduardo Gouvêa, que também dirige a CBDL e a Aladdiv, comentou a iniciativa. “Foi uma oportunidade muito rica de enfatizarmos a importância das melhores práticas e de vigília para que abusos de preços e condutas indevidas não se tornem rotina durante o combate à Covid-19”.

A Coalizão Interamericana de Ética Empresarial no Setor de Tecnologia Médica reúne 21 associações do setor de tecnologia médica no Brasil e em todo o continente americano. Entre os membros da Coalizão estão: Cadiem (Argentina), ABIIS (Brasil), IES (Brasil), ABIMO (Brasil), Abimed (Brasil), Abraidi (Brasil), CBDL (Brasil), Medtech Canadá, ANDI-CDMIS (Colômbia), APIS (Chile), Adimech (Chile), SCDM (Chile), ASEDIM (Equador), AMID (México), Asemed (México), Canifarma (México), Comsalud-CCL (Peru), AdvaMed (Estados Unidos), Avedem (Venezuela), Aldimed (Regional), Aladdiv (Regional).

Para mais informações, visite www.interamericancoalition-medtech.org

Fonte: Oficina de Mídia.

Digite aqui a sua pesquisa