Notícias

CBDL e demais entidades de saúde promovem levantamento de capacidade para oferecer acesso ampliado a testes para COVID-19

testes rápidos coronavírus

A Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial, CBDL, em conjunto com entidades do segmento saúde, está promovendo um levantamento da capacidade instalada e dos recursos disponíveis para proporcionar o acesso ampliado a testes de diagnóstico de qualidade.

Entre as entidades parceiras da CBDL estão a Anbiotec, BioTechTown, SuperaPark, Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED), Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e Conselho Federal de Farmácia (CFF).

A medida tem como propósito levantar o número de equipamentos de diagnóstico (PCR e outras tecnologias) que rapidamente podem ser realocados para utilização no serviço de diagnóstico do SARS-CoV-2 (coronavírus), com os diversos reagentes (para pesquisa, desenvolvidos em laboratórios ou kits comerciais) disponíveis, além de verificar os serviços, recursos e estruturas disponíveis para execução dos testes, inclusive os testes rápidos. Isso aumentará consideravelmente a capacidade de testagem.

No que se refere aos testes rápidos, que estão obtendo registro junto à Anvisa, já foi avaliado que o mercado brasileiro deverá superar os 9 milhões de testes até meados de abril (isto apenas se considerarmos os testes recentemente registrados).

Ainda no tocante aos testes rápidos, há a possibilidade de Parcerias Público Privadas para a testagem massiva da população (inclusive para as populações mais expostas e menos preparadas para as situações de quarentena). A ideia é usar os laboratórios privados, farmácias, startups do setor de saúde e entidades setoriais que disponibilizem profissionais de saúde para as iniciativas junto às municipalidades, associações comerciais, igrejas, dentre outros.

Carlos Gouvêa, presidente executivo da CBDL, acredita que:

“através da união dos esforços dos diferentes elos da Cadeia de Valor da Saúde, sob a coordenação integrada do Ministério da Saúde e a Anvisa, será possível combater de forma eficaz a presente pandemia. Afinal, com o atual parque instalado de equipamentos (que pode ser realocado para o diagnóstico através do PCR), com as estruturas laboratoriais espalhadas por todo o Brasil (mais de 16 mil laboratórios) e as cerca de 80 mil farmácias e seus farmacêuticos, através de outras tecnologias como ELISA e testes rápidos, poderemos obter uma capilaridade ímpar, com um grande poder de testagem”.

Fonte: Oficina de Mídia/CBDL.

Digite aqui a sua pesquisa