Notícias

CAR-T Cell e novas tecnologias: renomes mundiais se reúnem no Rio para debater doenças do sangue

De 6 a 9 de novembro, a cidade do Rio de Janeiro recebe o maior congresso das áreas de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular da América Latina, o HEMO 2019. Promovido pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), o evento é, na verdade, um cenário para o networking entre os especialistas brasileiros e comunidade mundial.

Entre os destaques da programação estão as novas tecnologias para tratamento de doenças do sangue, como o CAR-T Cell, que recentemente ganhou o noticiário nacional ao ter o primeiro resultado positivo de uma pesquisa brasileira com paciente com linfoma. “2019 é um ano bastante produtivo nas pesquisas científicas e discussões políticas relacionadas ao diagnóstico e tratamento de neoplasias do sangue”, explica Angelo Maiolino, presidente do HEMO 2019 e diretor da ABHH.

Realizado anualmente, em 2019 o evento reunirá mais de 5 mil congressistas, que participarão de palestras, mesas redondas, conferências e eventos multidisciplinares com speakers brasileiros e do exterior. Entre os temas em destaque estão novos procedimentos para diagnóstico precoce e preciso, além de tratamento de cânceres no sangue, como o mieloma múltiplo, leucemia e o linfoma.

“O HEMO 2019 será um congraçamento de diversos eventos realizados pela ABHH este ano, que congregaram experts do Brasil e do mundo”, complementa Maiolino, que também é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e reconhecido como um dos maiores pesquisadores pela comunidade global em mieloma.

Dante Langhi Jr., presidente da ABHH, explica que, além de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, o Congresso terá atividades científicas em diversos eixos temáticos, como Medicina Transfusional, Hemostasia e Trombose, Hemoglobinopatias, Hematologia Pediátrica, Anemias, Onco-Hematologia etc., com a presença de mais de 400 conferencistas brasileiros e mais de 60 experts internacionais. “São muito bem-vindos profissionais da Medicina, Ciências Biomédicas, Farmácia, Odontologia, Psicologia, Enfermagem, entre outras áreas, bem como estudantes, pacientes e gestores públicos”, ressalta.

Participações internacionais e outros debates importantes

Momento especial do evento, a Conferência Magna “Mieloma Múltiplo – passado, presente e futuro” será realizada dia 9 por Jesús San Miguel, expoente mundial no assunto e que fez contribuições inovadoras para a biologia celular e novos tratamento contra o mieloma. Entre as participações estrangeiras, o evento contará ainda com a presença de Richard Kaufman, editor da conceituada Revista Blood, da Sociedade Americana de Hematologia (ASH, da sigla em inglês), e Francesca Gay, hematologista do Hospital Universitário de Turim, na Itália.

Outro destaque ficará por conta do painel de discussão sobre judicialização na área de Onco-Hematologia, o Simpósio conjunto da ABHH com a Associação Europeia de Hematologia (EHA, da sigla em inglês) e do Fórum Educacional das Instituições de Apoio a Pacientes Portadores de Doenças Hematológicas ou Onco-Hematológicas.

Ainda durante a programação, a ABHH realizará o II Fórum de Acesso a Medicamentos com o objetivo de ampliar o debate sobre incorporação e acesso de drogas inovadoras hematológicas, tratamento onco-hematológico na saúde pública e suplementar e questões relacionadas, como as iniciativas da Associação junto ao Ministério da Saúde.

A programação do evento também trará diversas atividades para estudantes e residentes, entre os dias 5 e 6 de novembro.

Serviço
HEMO 2019
Data: 6 a 9/11
Local: Riocentro (Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca), Rio de Janeiro (RJ)
Outras informações e inscrição: www.hemo.org.br

Fonte: RS Press.

Digite aqui a sua pesquisa