Notícias

Brasil é o primeiro país no mundo a desenvolver o checkup nutricional por saliva

Pesquisadores brasileiros acabam de produzir um teste inédito, que promete guiar um novo conceito dentro da nutrição de precisão, um checkup nutricional coletado pela saliva. O exame nutrimetabolômico detalha, de maneira personalizada, os principais desequilíbrios metabólicos vinculados ao estilo de vida e a genética das pessoas

Denominado de TNM, o teste foi desenvolvido pela IonNutri, empresa de pesquisa especializada em metabolômica, pertencente ao Grupo IonMedicine, sediado em São Paulo.

O teste confere um mapa nutricional completo do indivíduo, possibilitando uma conduta profissional personalizada e consequentemente tomadas de decisões mais precisas em casos de alguma enfermidade, ou até, para a prevenção de doenças e disfunções metabólicas, antes mesmo de surgirem.

De acordo com os pesquisadores, mais de 800 testes foram realizados em laboratório com tecnologia de ponta e rigor analítico para a aferição e consolidação dos resultados. Pautados em referências científicas, constantemente o produto passa por revisões para aumentar os índices de precisão.

Segundo o médico e estudioso em nutrimetabolômica dr. Dirceu Mendes Pereira, o checkup nutricional por saliva é capaz de identificar como o estilo de vida do indivíduo está afetando seu próprio organismo, apontando desequilíbrios que podem influenciar no desenvolvimento de moléstias importantes no longo prazo. Entre elas, as doenças autoimunes, cardiovasculares, neurodegenerativas, osteoarticulares, entre outras.

“O TNM identifica desequilíbrios metabólicos nutricionais que podem imputar riscos para o desenvolvimento de doenças crônicas incapacitantes”, revela o médico.

O resultado preciso do checkup, que pode ser conferido pela internet, fica pronto em até 20 dias corridos após o recebimento da amostra.

Para realizar o checkup nutricional, o paciente deve entrar na página https://www.ionnutri.com.br/ e adquirir o exame.

O que é a Nutrimetabolômica?

A metabolômica é um campo da ciência que se concentra na análise e no estudo dos metabólitos, que são moléculas pequenas que são produzidas como resultado do metabolismo dos organismos. O metabolismo refere-se a todas as reações químicas que ocorrem dentro de um sistema biológico vivo, para sustentar a vida.

Através da metabolômica, é possível identificar e quantificar o conjunto de metabólitos relacionados ao metabolismo celular, oferecendo indicadores de como o organismo do indivíduo está respondendo a seu estilo de vida.

Portanto, é possível identificar se o seu corpo está recebendo os nutrientes adequados para produzir energia, bem como identificar possíveis deficiências nutricionais que podem estar afetando a sua saúde.

Fonte: Oficina de Mídia.

Digite aqui a sua pesquisa