Notícias

Bioclin produz teste rápido para auxílio no diagnóstico da Hanseníase

A Bioclin, indústria nacional localizada em Belo Horizonte, fabrica o Kit Bioclin Fast ML Flow, que é um teste imunocromatográfico rápido (resultados entre 5 e 20 minutos) para a determinação qualitativa de anticorpos IgM anti-Mycobacterium leprae.

O dispositivo se parece com o teste usado para diagnóstico da Covid-19, mas a tira onde ocorre a reação possui reagentes específicos para detectar anticorpos contra a bactéria causadora da Hanseníase. O teste é de fácil utilização, basta apenas uma gota de sangue, soro ou plasma e aguardar o tempo indicado. Quando ocorrer uma listra vermelha (região C), o resultado é negativo; quando ocorrerem duas listras vermelhas (região C e T), o resultado é positivo. O teste rápido servirá para complementar o diagnóstico da doença dado pelo médico ou para as pessoas que convivem com pacientes infectados.

A doença

A Hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular. Também são encontradas manchas em qualquer parte do corpo, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos, e pode gerar incapacidades permanentes. A maioria das pessoas tem resistência à bactéria, sendo uma doente a cada dez contaminadas.

A transmissão ocorre através de gotículas de saliva eliminadas na fala, tosse ou espirro de pessoas não tratadas e em fases mais adiantadas da doença. Com o início do tratamento, a transmissão é interrompida. Em geral, é preciso uma relação próxima e frequente para que a doença se instale, por isso, todas as pessoas que convivem com o doente devem ser examinadas e testadas.

Fonte: Komunic.

Digite aqui a sua pesquisa