Notícias

B.Braun Brasil lança projeto ‘Let’s Cook’ para quebrar o estigma da doença renal crônica

A iniciativa conta com um site exclusivo e com um livro de receitas especial para pacientes

Neste mês de março, foi comemorado o Dia Mundial do Rim. A data, idealizada em 2006 pela Sociedade Internacional de Nefrologia e pela International Federation of Kidney Foundations (IFKF), apresenta todo ano uma temática diferente com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a importância do cuidado com os rins.

Este ano o tema foi “Vivendo Bem com a doença renal”, buscando atingir e impactar positivamente a vivência dos pacientes com doença renal crônica (DRC).

Tendo em vista esta abordagem, a B. Braun, multinacional líder em soluções médico-hospitalares, alinhada à sua visão de “Proteger e Melhorar a Saúde das Pessoas ao Redor do Mundo” lançou a primeira edição do Let’s Cook B. Braun: por uma vida mais plena! A iniciativa busca conscientizar sobre a doença renal crônica e também quebrar o estigma da alimentação para os pacientes que precisam realizar adaptações no cardápio e em sua rotina.

Sobre a importância do projeto, o Dr. Rubens Lodi, nefrologista e gerente médico da B. Braun Brasil, afirma: “Antigamente, a gente tinha a ideia de que o paciente renal devia ter uma dieta muito restrita. E realmente, quando eu privo demais a dieta do paciente, os números de ureia e queratina dele caem. No entanto, esse paciente piora, desnutre e tem uma pior qualidade de vida. Então, entendemos que temos que nutrir melhor esses pacientes, tomando o cuidado com algumas questões específicas, como uma alimentação melhor. E o Let’s Cook traz justamente essa questão do paciente poder se alimentar bem com adaptações em sua dieta”.

Let’s Cook B.Braun

O Let’s Cook foi uma experiência gastronômica liderada pelo Chef Marcos Baldassari, ex-participante do MasterChef e apresentador do Cozinha Amiga, da TV Gazeta, em que seis dos mais renomados médicos nefrologistas do Brasil colocaram a mão na massa em uma divertida aula prática envolvendo saúde e gastronomia. Assim, demonstraram que receitas saudáveis podem ser facilmente executadas e que cozinhar também é um ato de amor pelas pessoas. No final da aula, eles receberam o livro para presentear seus pacientes.

As receitas preparadas foram extraídas do livro “Puro Sabor! Receitas Para Pessoas Em Diálise”, elaborado pelo renomado chef alemão Chistoph Brand, com exclusividade para o Grupo B. Braun. O livro traz diversas dicas práticas para uma rotina saudável e pratos com ingredientes, adaptações e quantidades adequadas para a pessoa com doença renal crônica.

Os nefrologistas participantes contaram com a monitoria do Dr. Rubens Lodi, que pontuou os atributos nutricionais de cada um dos ingredientes utilizados nos pratos preparados na ocasião. Tudo isso foi realizado, é claro, seguindo à risca as normas de higiene e segurança preconizadas devido à pandemia do coronavírus.

O Let’s Cook B. Braun: por uma vida mais plena! está disponível em um hotsite desenvolvido para homenagear todos os pacientes e também familiares e amigos que dedicam cuidados a eles. Além de dicas para a preservação da saúde dos rins, orientações sob medida para quem faz uso frequente de diálise e detalhes sobre as soluções B. Braun para o tratamento renal, está disponível também a edição completa do livro “Puro Sabor! Receitas Para Pessoas Em Diálise” para download gratuito.

Confira o site do projeto: https://www.letscookbbraun.com.br/

Doença renal crônica

É uma doença caracterizada por uma lesão nos rins que se mantém por mais de meses. Por ser um órgão responsável por filtrar o sangue, entre outras importantes funções, a doença leva ao acúmulo de toxinas no corpo. Pode ser silenciosa nos estágios iniciais, o que facilita sua progressão e agravamento, quando é necessário realizar tratamento de diálise ou até mesmo transplante renal.

De acordo com dados da SBN, a doença renal crônica já pode ser considerada epidêmica, pois atinge um a cada dez adultos. No Brasil, 133 mil pessoas dependem de diálise, um aumento de 100% nos últimos dez anos. Entretanto, a doença renal crônica pode ser prevenida com hábitos saudáveis e diagnosticada precocemente, por meio de exames de rotina de sangue e urina.

Fonte: G&A Comunicação

Digite aqui a sua pesquisa