Notícias

AV400: Solução tecnológica capaz de prevenir os riscos na inserção venosa

(foto/divulgação)

Seu apoio para procedimentos neonatais

O acesso vascular é uma prática extremamente frequente e necessária no âmbito da neonatologia, isto porque viabiliza procedimentos inerentes às variadas práticas terapêuticas atuais, como coleta de amostras de sangue, infusão de soluções, medicamentos e nutrição parentérica, bem como a monitorização hemodinâmica do neonato.

Denominado como um acesso rápido, o acesso venoso periférico está entre os muitos procedimentos que compõem a matéria dos acessos vasculares, e é extremamente imprescindível para a sobrevivência do recém-nascido. O acesso venoso periférico é obtido através de punção percutânea e pode ser indicado em situações emergentes e não emergentes. Utilizado principalmente para infusão de fluidos, coleta de amostra sanguínea, medicação, nutrição parentérica e transfusões de sangue e derivados, é puncionado através de uma veia periférica dos membros, couro cabeludo ou jugular externa.

Apesar de sua relevância terapêutica, alguns desafios ainda estão presentes no campo deste procedimento, como esgotamento da rede venosa superficial ocasionado por múltiplas punções venosas, uso de mais de um esquema de antibiótico, desidratação venosa e nutrição parenteral através das veias periféricas. Pacientes que apresentam condições venosas prejudicadas, geralmente precisam ser submetidos a múltiplas punções, o que representa fonte importante de dor, estresse e risco para complicações potencialmente graves. Além disso, as dificuldades encontradas pelos profissionais, para manter os recém-nascidos em terapia intravenosa durante a internação, deve ser considerada uma complicação, podendo acarretar desgaste e sofrimento profissional.

Pensando nisso, a Greiner Bio-One Brasil apresenta o scanner vascular Greiner Bio-One AV400, como uma solução tecnológica capaz de prevenir os riscos relacionados ao procedimento de inserção venosa periférica e consequentemente abrandar o sofrimento vivenciado pelos pacientes, familiares e profissionais envolvidos.

Com capacidade para projetar a rede venosa sob a derme em alta definição e em tempo real, o AV400 utiliza tecnologia infravermelho para localizar as veias superficiais, garantindo assertividade ao procedimento e reduzindo as possibilidades de múltiplas perfurações.

Embora a prática traga consigo alguns desafios que necessitam ser superados pelos profissionais da saúde, pacientes e familiares, a punção venosa periférica ainda é um dos procedimentos terapêuticos mais eficazes para a recuperação da saúde, portanto, a implementação de novas tecnologias que auxiliam a execução do procedimento no paciente neonatal que apresenta rede venosa prejudicada, representa a preservação da qualidade assistencial do serviço de saúde, reduzindo riscos de agravos para os recém-nascidos e desgaste emocional para a equipe e a família.

Greiner Bio-One www.greiner.com / info@br.gbo.com

Digite aqui a sua pesquisa