Notícias

Água Purificada – kit exclusivo para análise da água em laboratório

A água potável possui íons, substâncias ácidas, básicas e orgânicas consideradas impurezas que podem interferir em suas finalidades de uso. Portanto, para se tornar purificada, deve passar por um tratamento como a troca iônica, destilação, deionização, entre outros, para a retirada destas impurezas físico-químicas, tornando-se assim adequada ao uso pretendido.

Trazendo essa informação para a rotina laboratorial, nota-se que a utilização de uma água contendo impurezas pode causar interferências nas reações químicas, levando a resultados inadequados, tanto em testes manuais quanto em testes automáticos. Esta mesma água, se utilizada em equipamentos, também poderá interferir nos resultados dos testes, pois, para se evitar interferências e reações cruzadas, necessita-se do uso de água com baixa condutividade, praticamente isenta de íons para a limpeza das agulhas e tubulações.

A Farmacopeia Brasileira, 5ª edição, 2010, recomenda que a água purificada deva ser empregada como “excipiente na produção de formas farmacêuticas não parenterais e em formulações magistrais, na lavagem de materiais, preparo de soluções, reagentes, meios de cultura, tampões, diluições, análises clínicas, técnicas por Elisa ou radioimunoensaio, aplicações diversas na maioria dos laboratórios, principalmente em análises qualitativas ou quantitativas menos exigentes”. Para se evitar que a água seja um fator desconhecido que interfira nos resultados obtidos, deve-se atender ao preconizado pela Farmacopeia e pelos órgãos regulatórios, como as Visas Estaduais e Municipais que têm cobrado que os estabelecimentos de saúde realizem a análise da água purificada.

Sempre atenta a proporcionar aos laboratórios as melhores soluções em diagnósticos, a Bioclin foi pioneira no desenvolvimento do kit Água Purificada. Com método simples e prático, o kit auxilia na avaliação da qualidade físico-química da água, por meio de duas reações colorimétricas: Acidez ou Alcalinidade e Substâncias Oxidáveis. Estes dois testes, associados à medida da condutividade, permitem que seja verificada rapidamente a adequação físico-química da água purificada quanto aos parâmetros legalmente exigidos.

Ao utilizar o kit Água Purificada Bioclin, além de se realizar o monitoramento periódico da qualidade físico-química da água no laboratório, minimiza-se a possibilidade de erros devido ao uso de água inadequada, garantindo assim resultados confiáveis e seguros.

Fonte: Anvisa, Farmacopeia Brasileira, 5ª edição, 2010.

Contato:
Bioclin 0800 031 54 54 | sac@bioclin.com.br

Digite aqui a sua pesquisa