Notícias

A leucemia e o oncogene BCR-ABL

Leucemia é um câncer que atinge os glóbulos brancos do sangue. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram estimados 10.810 novos casos no Brasil em 2020, sendo 55% em pacientes homens. Quanto às mortes, o levantamento de 2017 do instituto indicou 4.795 óbitos no Brasil decorrentes da doença.

Dentre os principais tipos de leucemia, se destacam a Leucemia Linfoide Aguda (LLA) e a Leucemia Mieloide Crônica (LMC), em que cerca de 25% dos pacientes com LLA e 95% dos pacientes com LMC apresentam o gene BCR-ABL. Este gene é responsável por emitir o estímulo para o desenvolvimento errado dos glóbulos brancos (células neoplásicas).

Como a LMC é a mais afetada pelo gene, e por ser de progressão lenta, é comum que o diagnóstico ocorra antes de o paciente relatar qualquer sintoma. Portanto, se faz muito importante manter os exames médicos em dia, possibilitando um diagnóstico precoce e maiores chances de um tratamento eficaz.

Para um diagnóstico preciso, a Mobius Life Science conta com um teste molecular em seu catálogo, que, além de detectar com precisão o gene BCR-ABL, permite o monitoramento da doença residual mínima, a qual define a porcentagem de células neoplásicas presentes no organismo durante as fases do tratamento.

Saiba o que a Mobius pode fazer por seu laboratório.
Mobius Life Science www.mobiuslife.com.br

Digite aqui a sua pesquisa