Notícias

A importância do BI para o sucesso do laboratório

O mercado de medicina diagnóstica é altamente competitivo e para os laboratórios sobreviverem precisam ter informações operacionais das principais etapas dos seus processos de gestão na palma da mão. Hoje, os laboratórios gastam muito tempo na elaboração dos indicadores de desempenho, sobrando pouco tempo para análise crítica e tomada de decisão, principalmente por conta da dificuldade da extração dos dados. Nesse sentido, o Business Intelligence (BI), ou Inteligência de Negócios, pode ser decisivo para o laboratório.

O Shift BI, em sua versão 3.0 está sendo lançado em uma plataforma responsiva, harmonizado com programas de indicadores da Controllab e da IFCC 2016. A integração com LIS anula a intervenção manual e input de dados, permitindo que laboratórios eliminem atividades burocráticas, no que se refere à montagem de indicadores. Assim, o trabalho do gestor deixa de ser operacional e se torna mais estratégico, gerando um ciclo de melhoria contínua para o negócio.

Para que o cliente utilize o Business Intelligence de maneira adequada, é preciso que sejam gerados indicadores em cada uma das etapas da jornada do paciente, do pré ao pós analítico). Erros de cadastro, demora no atendimento, falta de qualidade na realização do exame e atrasos na entrega dos resultados são exemplos de falhas que precisam ser monitoradas na jornada do paciente a fim de melhorar a gestão de laboratórios. O Shift BI pode ainda ser utilizado para mensurar o atendimento ou a exigência do usuário para aprimorar o trabalho serviço prestado pelo laboratório.

Além desses erros, existem outros indicadores que podem ser estrategicamente monitorados, como é o caso dos financeiros e dos demográficos. Um exemplo é a possibilidade de o usuário fazer a comparação da evolução do número de atendimentos na unidade em diferentes períodos e o detalhamento de resultado de cada unidade para saber se está dentro da meta estipulada. Tudo isso faz com que o processo de tomada de decisão seja mais eficiente, além disso, as informações podem ser acessadas pelo usuário fora do laboratório.

Diante dessas informações, o BI consegue integrar as informações de forma que seja usada de maneira estratégica pelo cliente, ajudando na tomada de decisões e no planejamento do laboratório. Onde o monitoramento e a análise de informações podem ser determinantes para o sucesso da organização.

Contato:
Shift (17) 2136.1555 | www.shift.com.br | comercial@shift.com.br

Digite aqui a sua pesquisa