Notícias

A importância do autocuidado masculino para prevenção do câncer de próstata

• No Brasil, o câncer de próstata ocupa o primeiro lugar na incidência de câncer na população masculina e o segundo em mortalidade¹,²,³
• Se esse câncer for encontrado nos estágios iniciais, a taxa de sobrevivência é próxima a 100%
• A Siemens Healthineers possui tecnologia em diagnóstico por imagem e exames laboratoriais que auxiliam na detecção, monitoramento e tratamento do câncer de próstata

São Paulo, junho de 2021 – A incidência de câncer de próstata nos homens brasileiros ocupa a primeira colocação e é considerado o segundo tipo de câncer com maior letalidade. Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer – Ministério da Saúde (MS), em 2020, mais de 65 mil casos foram diagnosticados em todo o país ¹,²,³.

A patologia se origina quando as células da próstata começam a crescer descontroladamente. A próstata é uma glândula que só os homens possuem. Quase todos os cânceres desse tipo são adenocarcinomas e se desenvolvem a partir de células glandulares (as células que produzem o fluido da próstata que é adicionado ao sêmen).

Apesar de ser uma doença com elevados índices, deve-se ressaltar que sua sobrevida está diretamente relacionada ao estágio em que é detectada. Quando diagnosticado em seu estágio inicial, no qual o câncer ainda não se espalhou para fora da próstata, estima-se que 4 em cada 5 cânceres estão em um estágio inicial, a sobrevida em 5 anos é estimada em cerca de 100 %
Se a doença estiver no estágio regional, onde o câncer já se espalhou para fora da próstata, nota-se que a sobrevida em 10 anos gira em torno de 75%. Se, por outro lado, o câncer está em estágio avançado, onde já está presente em linfonodos e outros órgãos, a sobrevida relativa em 5 anos é próxima a 28%.

Por isso, é necessário promover a detecção precoce, hábitos de autocuidado e adoção de estilos de vida saudáveis que contribuam para sua prevenção.

“Sabemos que a tecnologia de diagnóstico por imagem e os exames laboratoriais contribuem para a detecção precoce desse câncer. Na Siemens Healthineers, nosso desafio continua sendo melhorar a experiência do paciente, transformar a assistência à saúde e fornecer medicina de precisão por meio de soluções para que profissionais de saúde e especialistas possam diagnosticar, tratar e monitorar doenças”, explica Guilherme Marques, Diretor da Siemens Healthineers na Área de Diagnóstico Laboratorial para a América Latina.

A Siemens Healthineers, buscando oferecer uma abordagem oncológica de forma holística, possui ferramentas robustas que auxiliam no diagnóstico, tratamento e acompanhamento desta doença: exames laboratoriais, imagens diagnósticas, medicina nuclear, equipamentos de apoio em cirurgia e, com a aquisição de Varian, equipamento de radioterapia. Todas essas soluções são suportadas por inteligência artificial e plataformas digitais que permitem a integração e conectividade dos diferentes sistemas, facilitando os diferentes processos dentro do modelo de atenção à saúde de instituições, especialistas e pacientes.

Medidas de prevenção e promoção de uma cultura de autocuidado na população masculina deve ser um hábito adotado para melhorar a saúde de todos. As medidas que devem ser tomadas para reduzir a probabilidade deste câncer são: atividade física, melhorar o consumo de frutas e vegetais e manter um peso saudável. Da mesma forma, sensibilizar os homens com mais de 40 anos para fazer consultas periódicas que lhes permitam avaliar o risco de sofrer desta doença.

Referências bibliográficas

1. MS / INCA / Estimativa de Câncer no Brasil, 2020
2. MS / INCA / Coordenação de Prevenção e Vigilância / Divisão de Vigilância e Análise de Situação
3. MS / SVS/DASIS/CGIAE/Sistema de Informação sobre Mortalidade, 2021
4. MS / INCA / Coordenação de Prevenção e Vigilância / Divisão de Vigilância e Análise de Situação, 2021

Digite aqui a sua pesquisa