Artigos Científicos

Edição 235 – Avaliação da Prevalência de Anemia em Pré-escolares Após a Suplementação de Micronutrientes em Pó na Alimentação Escolar de Dois Centros de Atenção Integral à Criança do Distrito Federal

Costa, Luciana Alves
Correia, Cinthya Vivianne de Souza Rocha
Rodrigues, Viviane Belini

RESUMO

No Brasil, a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da criança e da mulher evidenciou que a prevalência de anemia gira em torno de 20,9% em crianças e 29,4% em mulheres em idade fértil. A adição do sachê contendo micronutrientes em pó na refeição oferecida diariamente consiste em uma estratégia de combate da doença. O presente estudo visou avaliar a prevalência de anemia ferropriva antes e depois da suplementação em crianças de 6 a 48 meses matriculadas no CAIC. Não houve diferença estatística significativa, podendo ser justificada pela complexidade do desenvolvimento infantil, desmame precoce, práticas inadequadas na alimentação, crescimento rápido, imaturidade imunológica e fatores ambientais. O estudo sinalizou a prevalência da anemia e a necessidade de uma alternativa para a administração do suplemento, nos casos de elevado absenteísmo escolar ou paralisações prolongadas.

PALAVRAS CHAVES: Anemia Ferropriva. Pré-escolares.suplementação de micronutrientes em pó.


SUMMARY

In Brazil, the National Demographic and Health Survey of children and women showed that the prevalence of anemia was 20.9% in children and 29.4% in women of childbearing age. The addition of the sachet containing micronutrients powder in the meal offered daily consists of a strategy to combat the disease. The present studyaimed to evaluate the prevalence of iron deficiency anemia before and after supplementation in children from 6 to 48 months enrolled in CAIC. There was no significant statistical difference, and it may be justified by the complexity of the child development, early weaning, inadequate feeding practices, rapid growth, immunological immaturity and environmental factors. The study indicated the prevalence of anemia and the need for an alternative for the administration of the supplement, in cases of high school absenteeism or prolonged paralysis.

KEY WORDS: Iron deficiency anemia, preschool children, micronutrient supplementation.

Contato:
Luciana Alves Costa | e-mail: lucianakiss2@gmail.com
Viviane Belini Rodrigues | e-mail:vivianebelini@gmail.com

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