Notícias

Laboratório IPOG cria painel de IST diferenciado e personalizável como importante ferramenta de prevenção

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) caracterizam-se por infecções causadas por mais de 30 agentes etiológicos diferentes (bactérias, vírus, fungos e protozoários), sendo transmitidas de maneira prioritária por contato sexual. Eventualmente, também podem ser transmitidas por contato sanguíneo, da mãe para a criança durante a gestação, parto ou amamentação.

As IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) ocorrem com alta frequência na população e é preciso estar atento para que a disseminação dessas infecções sejam contidas. Um fator a se considerar é que as IST em alguns casos são assintomáticas e é importante ressaltar que, mesmo que não haja sinais e sintomas, podem estar presentes e serem, inclusive, transmissíveis. O uso do preservativo como ferramenta de prevenção é muito importante e eficaz até certo ponto, pois o problema está nas áreas do corpo que as camisinhas não cobrem, ou seja, púbis, virilha, pernas, língua e dedos. Uma ferida de sífilis que esteja na púbis pode infectar o parceiro no contato com a pele sensibilizada. Por este motivo, um diagnóstico preciso e seguro que contribua para uma detecção precoce e rápido início de tratamento são ferramentas potentes de prevenção, pois atuam na interrupção da cadeia de transmissão.

O Laboratório IPOG, que constantemente busca novas tecnologias e práticas para contribuir com a prevenção destas infecções e outras doenças, através de exames realizados de forma precisa e com equipamentos de última geração, criou um Painel de IST totalmente personalizável, de acordo com as necessidades de seus clientes e da região na qual este atua.

Até o momento, já possui 11 perfis de painéis ativos, com a possibilidade de criar outros de acordo com a solicitação de seus clientes-parceiros. Os patógenos que podem ser inclusos no painel são: Clamídia, Gonococos, Candida, Mycoplasma Hominis, Mycoplasma Genitalium, Ureaplasma Urelyticum, Ureaplama Parvum, Trichomonas Vaginalis, Streptococus e Herpes I e Herpes II.

O principal objetivo do IPOG é criar uma força tarefa para que estes exames sejam difundidos e realizados em larga escala. Criar uma “campanha contínua de prevenção” para que futuramente a disseminação destas infecções percam força e possam até ser erradicadas. “É com este intuito que estamos oferecendo os Perfis de IST com o menor preço no mercado diagnóstico atual. Queremos tornar acessível todos os exames de alta performance e qualidade, além de desmistificar a Biologia Molecular, a qual geralmente é associada erroneamente a testes com valores elevados”, diz Tânia Barros, sócia-proprietária e diretora técnica e comercial do Laboratório IPOG.

É possível, na mesma coleta ginecológica para HPV ou citologia, solicitar os 11 patógenos citados, para se ter um panorama completo da saúde íntima de seu paciente. O Painel IST e o HPV estão validados para os seguintes meios: CellPreserv, ThinPrep, SurePath, GynoPrep, LiquiPrep e STM**.

** O STM é o único meio de coleta que não faz a citologia líquida. Porém todos fazem as ISTs e o HPV. Se o médico solicitar todos os exames citados, é necessário que no ato da coleta sejam colhido 2 tubos para pesquisa de todos os patógenos.

Fonte: DST Aids
Ministério da Saúde

Contato:
Laboratório IPOG (11) 5579.2635 e (11) 95323.4641 (WhatsApp)

Digite aqui a sua pesquisa