Notícias

Com 36 mil novos casos no Brasil, diagnóstico rápido é fundamental para tratar adequadamente e evitar mortes

Outubro, mês mundial da Trombose
Com 36 mil novos casos no Brasil, diagnóstico rápido é fundamental para tratar adequadamente e evitar mortes

A trombose representa uma das principais causas de mortalidade cardiovascular e pode originar-se por alterações em diferentes etapas do sistema hemostático. Sua avaliação requer um diagnóstico preciso, que contemple tanto os mecanismos de coagulação quanto os de fibrinólise e o dano tecidual associado.

De acordo com o médico vascular Dr. Álvaro Pereira, a trombose pode ser aguda e o trombo pode se soltar e ir para o pulmão. O paciente precisa ser internado e eventualmente pode até morrer de embolia pulmonar. Mas, muito mais frequentemente, o trombo não se solta. Ele se expande, cresce, aumenta, entope veias profundas importantes da perna, a circulação fica muito comprometida e o sangue não consegue passar.

“As veias acabam ocluindo, a circulação diminui, e o sangue fica estufado lá dentro da perna. Uma das complicações tardias são as feridas da perna, aquelas feridas que não saram nunca. Podemos então observar pessoas na rua com feridas enormes, abertas, que demoram a cicatrizar, cujo tratamento torna-se muito difícil.”, comenta.

Diagnóstico como forma de prevenção
A Wiener lab., empresa multinacional com sede na Argentina e unidade em São Paulo, Brasil, desenvolveu soluções analíticas que integram essas dimensões do estudo trombótico, oferecendo ferramentas confiáveis para a detecção, o monitoramento e a avaliação do risco.

Entre as soluções, o Dímero D, marcador sensível de degradação da fibrina, fundamental para a exclusão de tromboembolismos (TEV e TVP) e para o estudo de processos fibrinolíticos; e a Troponina, determinação específica para a identificação e acompanhamento do dano miocárdico agudo, relacionado a eventos trombóticos ou não.

Segundo o farmacêutico Marcelo Gonçalves, da Wiener lab, “a trombose é condicionada pela rápida formação de coágulos ou trombos que interrompem o fluxo sanguíneo nas veias ou artérias. Trata-se de uma urgência médica que precisa ser diagnosticada e tratada imediatamente. Silenciosa e potencialmente fatal, é responsável por milhares de casos graves todos os anos no Brasil, sendo que no primeiro semestre de 2025 já foram registrados 36 mil novos casos”.
Wiener lab.

Com 65 anos de existência, a Wiener lab, fundada pelo Dr. Miguel Rojkin, foi a primeira fábrica de diagnóstico in vitro (IVD) na América Latina. Estabeleceu-se em Rosário, na Argentina, e o pioneirismo marca a trajetória da empresa.

Em 1984, a Wiener lab instalou a primeira fábrica de tiras de urinálise automática da América Latina, onde hoje lidera o mercado de IVD. Atualmente, a empresa desenvolve, fabrica e comercializa soluções integradas para laboratórios de qualquer tamanho que permitem acesso ao diagnóstico in vitro em 50 países do mundo.

Com filiais próprias em 12 países, a Wiener lab tem três plantas produtivas de reagentes e instrumentos (Rosário, Buenos Aires e Brasil). São mais de 10 mil m2 de instalações de fabricação e mais de 5 mil m2 de centro logístico. O grupo reúne mais de 700 colaboradores, sendo 200 deles especializados.

Como parte de sua estratégia para atender mercados-chave, em 2013 a empresa adquire uma instalação para fabricar instrumentos e reagentes IVD, a Laborlab. São 1.500m2, onde são fabricados 1,5 milhão de testes por ano.

Além disso, a Wiener lab Brasil oferece soluções para todas as áreas do laboratório clínico e banco de sangue: química clínica (reagentes líquidos e dedicados), hematologia, hemostasia, imunologia, uroanálise, quimioluminescência, taxa de sedimentação de eritrócitos, testes rápidos, biologia molecular e tem equipamentos próprios para atendimento às mesmas áreas. Em seu portfólio constam também, softwares de laboratório, como o Nobilis, de gestão, e o Qualis Interlab, para controle de qualidade interno e interlaboratorial.

Vale destacar que, além de bioquímica mais tecnológica e ampla do mercado, a empresa tem uma atuação muito forte nos segmentos de VHS/ hemossedimentação (detecta inflamações, infecções e câncer) e na detecção da doença de Chagas. Possui o painel mais moderno e completo de testes para detectar a doença. No Brasil, a empresa é líder no mercado público no segmento de bioquímica.

 

Fonte: Oficina de Mídia

Digite aqui a sua pesquisa