Notícias

Sepse: doença mata milhões por ano

Sepse: doença mata milhões por ano e exige diagnóstico rápido para salvar vidas

Exame baseado em biomarcador sanguíneo ajuda médicos a avaliar gravidade da infecção e orienta uso adequado de antibióticos

A sepse, também conhecida como infecção generalizada, é uma das condições de saúde mais letais do mundo — e ainda pouco conhecida pela população. Segundo estimativas globais, mais de 11 milhões¹ de pessoas morrem todos os anos em decorrência da doença, número superior às mortes causadas por câncer de mama, próstata e HIV somadas. No Brasil, estudos mostram que quase metade das internações por sepse resultam em óbito — com uma taxa de mortalidade geral de 46,3% e chegando a 64,5% entre pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs)².

A doença ocorre quando o corpo reage de forma desregulada a uma infecção, comprometendo órgãos e tecidos. Os sintomas, como febre, queda de pressão e confusão mental, muitas vezes se confundem com os de outras enfermidades, atrasando o diagnóstico e reduzindo as chances de recuperação.

Para o Prof. Luciano Azevedo, médico especialista em medicina intensiva, a chave está em identificar rapidamente a presença de sepse e iniciar o tratamento adequado. “Nesse sentido, embora continuemos em busca de um biomarcador ideal, soluções de diagnóstico de última geração podem nos ajudar a fornecer, rapidamente, informações sobre a presença e a gravidade da infecção”, afirma Azevedo.

É nesse contexto que soluções de diagnóstico de última geração têm papel essencial ao fornecer, em poucas horas, informações sobre a presença e a gravidade da infecção. Um exemplo é o teste B·R·A·H·M·S PCT™, da Thermo Fisher Scientific, que mede a quantidade de procalcitonina no sangue — biomarcador cuja elevação está associada à maior gravidade da sepse e pior prognóstico.

Simples e rápido, o exame auxilia médicos a distinguir infecções bacterianas graves de outras condições, identificando quais pacientes precisam de intervenções mais agressivas. Além disso, tem papel essencial no uso racional de antibióticos, ao indicar quando a terapia é realmente necessária. Dessa forma, o PCT contribui tanto para salvar vidas em quadros de sepse quanto para reduzir o risco de resistência antimicrobiana.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera tanto a sepse quanto a resistência aos antimicrobianos prioridades globais de saúde pública³. Bactérias resistentes tornam medicamentos ineficazes, colocando em risco até procedimentos médicos de rotina. Quase todos os países da América Latina já contam com planos nacionais e orçamentos voltados a enfrentar o problema, em iniciativas que envolvem ciência, políticas públicas e conscientização da sociedade.

“A importância de decisões rápidas e assertivas no manejo da sepse também é reforçada pelas Diretrizes da Surviving Sepsis Campaign (2021)4, que recomendam o uso da procalcitonina em conjunto com a avaliação clínica para apoiar a decisão sobre a descontinuação dos antimicrobianos. Essa abordagem contribui para salvar vidas ao otimizar o tempo de tratamento e, ao mesmo tempo, auxilia na preservação da eficácia futura dos antibióticos”, comenta Juliana Garotti, Doutora em Clínica Médica e especialista clínica para Biomarcadores da Thermo Fisher Scientific.

No Dia Mundial da Sepse, celebrado em 13 de setembro, a Thermo Fisher Scientific reforça seu compromisso em apoiar médicos, hospitais e laboratórios com soluções diagnósticas que contribuem para um cuidado mais rápido, preciso e seguro aos pacientes.

 

Referências Bibliográficas

1 – Estimativa de mortes globais por sepse (WHO)

2 – Epidemiology of sepsis in Brazil

3 – Antimicrobial resistance

4 – Surviving Sepsis Campaign: International Guidelines for Management of Sepsis and Septic Shock 2021

Sobre a Thermo Fisher Scientific

A Thermo Fisher Scientific é líder mundial em servir a ciência, com uma receita anual superior a $40 bilhões. Nossa missão é permitir que nossos clientes tornem o mundo mais saudável, limpo e seguro. Sejam nossos clientes acelerando pesquisas em ciências da vida, resolvendo desafios analíticos complexos, aumentando a produtividade em seus laboratórios, melhorando a saúde do paciente através de diagnósticos ou o desenvolvimento e fabricação de terapias que mudam vidas, estamos aqui para apoiá-los. Nossa equipe global oferece uma combinação incomparável de tecnologias inovadoras, conveniência de compra e serviços farmacêuticos por meio de nossas marcas líderes de mercado, incluindo Thermo Scientific, Applied Biosystems, Invitrogen, Fisher Scientific, Unity Lab Services, Patheon e PPD.

 

Fonte: Bowler

Digite aqui a sua pesquisa