MDRO é a sigla que define os microrganismos, predominantemente as bactérias, que são resistentes a uma ou mais classes de agentes antimicrobianos. Com a pandemia de COVID-19 ainda em alta, estamos vivendo sob a sombra do problema da resistência bacteriana aos antibióticos. O uso desenfreado de antibióticos para tratar pacientes sem necessidade traz uma perspectiva ruim para o futuro em relação à disseminação dos MDROs.
Além do amplo uso de antibióticos para o tratamento de infecções secundárias, outras graves consequências do aumento de MDRO’S são a superlotação dos hospitais e as práticas crescentes de desinfecção de superfícies, fazendo desaparecer os esforços dos programas de manejo de antibióticos, aumentando a circulação de germes resistentes pelos quais pagaremos as consequências por muito tempo.
Mesmo que novas tecnologias, como a biologia molecular (apenas para alguns alvos) e proteômica, tenham sido introduzidas com sucesso no controle da resistência bacteriana, reduzindo o tempo de resposta e aumentando a precisão dos resultados, a detecção de resistência β-lactâmica ainda permanece um diagnóstico complexo para o elevado número de alvos moleculares e a evolução contínua dos mecanismos de resistência a bactérias, exigindo, assim, procedimentos fenotípicos usando combinações de diferentes antibióticos.
Visando à evolução no diagnóstico rápido, a Alifax Brasil tem o prazer de anunciar o lançamento da ampliação da linha de produtos fenotípicos MDRO com o NOVO KIT DE TRIAGEM HB&L ESBL/AmpC (código SI 1001.930-L) para a rápida seleção de cultura de Enterobacteriales que produzem ẞ-lactamases de espectro estendido (ESBL/AmpC).
Enterobacteriales tornaram-se uma das causas mais importantes de infecções hospitalares e adquiridas na comunidade. A forte pressão de seleção exercida pelo uso de antimicrobianos, especialmente com antibióticos ẞ-lactâmicos de última geração, levou à proliferação de bactérias portadoras de uma ẞ-lactamase capaz de hidrolisá-las. A pesquisa da presença de Enterobacteriales capaz de hidrolisar antibióticos ẞ-lactâmicos de última geração é uma prática amplamente utilizada no laboratório de microbiologia, para identificar e isolar rapidamente pacientes com infecções graves induzidas por patógenos agressivos geralmente resistentes aos antibióticos ẞ-lactâmicos e, portanto, difíceis de erradicar, particularmente perigosos quando presentes em pacientes críticos internados em hospitais (ex. unidades de terapia intensiva) e que precisam de isolamento preventivo. As duas ẞ- lactamases principais presentes em Enterobacterales são ESBLs e AmpCs.
O novo kit aplicado aos analisadores microbiológicos Alifax baseado na técnica de Laser Light Scattering permite a detecção de ESBL/AmpC em 7 horas de incubação em swabs com meio de transporte líquido e em 3 horas em hemocultura positiva.
Este é o primeiro kit da linha Alifax MDRO validado para hemocultura positiva dando resultados em um incrível tempo de resposta reduzido com um Valor Preditivo Negativo extremamente alto (97,1% e 99,5% após teste confirmatório), permitindo o efetivo manejo de corrente sanguínea infecciosa.
O kit está em fase de registro na Anvisa e em breve estará disponível para ser adquirido por laboratórios de diagnósticos de todo o Brasil.
Alifax (11) 5533.9069 | info.brasil@alifax.com