Notícias

Diretor Médico da Moderna discute vacinação e empreendedorismo em evento gratuito

Webnário gratuito com François Nader acontece na próxima terça-feira, 30 de março, às 20h

Com a evolução da discussão a respeito da chegada de novos imunizantes contra a Covid-19 em território brasileiro e a necessidade de multiplicar os esforços pela vacinação da população em nível internacional, a Câmara de Comércio Brasil-Líbano promove no dia 30 de março um webinário gratuito com o Dr. François Nader, doutor em medicina pela Universidade Saint-Joseph, do Líbano e especialização pela Universidade do Tennessee-Knoxville. O especialista e diretor médico da Moderna (USA) discute com o público o papel da empresa de biotecnologia no desenvolvimento de uma das principais vacinas contra a pandemia da Covid-19, e compartilha um pouco de sua trajetória no campo da pesquisa médica de imunizantes.

Após emigrar do Líbano para Paris em 1983, Nader precisou se adaptar a novas demandas e expectativas em seu novo trabalho, e acabou se apaixonando pelo campo da pesquisa e produção de imunizantes – diferentemente da medicina clínica, sua nova especialidade promovia a cura em níveis internacionais, trazendo um papel humanitário para seu cotidiano profissional.

“Meu plano inicial era me formar em oftalmologia em Montreal, mas eu tive a chance de trabalhar no Instituto Pasteur em Paris. Era um cenário totalmente diferente, fora da medicina clínica e focado em pesquisa, principalmente sobre imunização e desenvolvimento de vacinas. Foi uma atmosfera diferente para mim porque naquela época tínhamos a questão do HIV, além da hepatite B, que estávamos tentando encontrar uma cura. Eu estava muito feliz e me apaixonei por esse campo. Quando eu crio uma vacina, consigo curar milhões de pessoas de uma só vez, o que é uma benção”.

Responsável pela criação de uma das vacinas mais eficazes do combate à Covid-19, que está sendo negociada junto ao Ministério da Saúde para chegar ao território nacional nos próximos meses, Nader explica a fórmula revolucionária do imunizante da Moderna.

“A vacina da Moderna conseguiu ser desenvolvida com tamanha rapidez porque ela usa uma tecnologia que desenvolvemos e aperfeiçoamos nos últimos dez anos. Chamada de mRNA, a vacina é criada especificamente para criar uma resposta rápida em casos de pandemia. Ao contrário de vacinas tradicionais, ela não introduz no organismo uma versão enfraquecida do vírus: em vez disso, ela ensina as células do corpo humano a produzirem uma proteína que incita uma resposta imunológica do organismo. Após o sequenciamento do vírus por cientistas chineses, a Moderna demorou dias para aplicar essa fórmula ao Sars-Covid2”.

De acordo com a advogada e Diretora da Câmara de Comércio Brasil-Líbano, Renata Abalém, a vacina da Moderna aponta um novo caminho para a iniciativa privada participar do cenário de imunização nacional

“A aprovação definitiva de imunizantes pela Anvisa abre espaço para que a iniciativa privada consiga fazer parte do calendário de vacinação nacional, já que tais vacinas, que não estão aprovadas em caráter emergencial, podem ser adquiridas atualmente sem repasse automático para o SUS. A vacina da Moderna abre espaço para essa discussão em território brasileiro, de como o empresariado pode atuar dentro de uma situação de emergência sanitária em prol de intenções humanitárias. Como parte da comunidade empresarial brasileira, a Câmara de Comércio Brasil-Líbano quer promover esse diálogo e abrir espaço para interações ainda mais profundas entre o bem-estar da população e o setor privado”, explica.

O webinário O Caminho para a Vacina contará também com a contribuição de representantes de instituições médico-hospitalares que estão na linha de frente do combate à Covid-19, como o Hospital Sírio Libanês e o Hospital do Coração (HCor). Esta é a primeira das iniciativas que marcam o Ano de Beirute 2021, em homenagem à população atingida pelas explosões que ocorreram em agosto de 2020.

Webinar O Caminho da Vacina – François Nader e Câmara de Comércio Brasil Líbano
Data: 30 de março
Horário: 20h
Plataformas: Zoom e Youtube
Para se inscrever: www.ccbl.com.br/inscricao/?id=148
Saiba mais em: www.ccbl.com.br

Digite aqui a sua pesquisa