Questionário

EDIÇÃO 251 – GABARITO – Avaliação laboratorial da função renal e vias urinárias

Análise das respostas e comentários aos participantes

Pergunta 1: A resposta é a opção 4. A avaliação da taxa de filtração glomerular, principal parâmetro avaliado na função dos rins, se dá pelos níveis de depuração (eliminação) de substancias que são eliminadas (filtradas) normalmente pelos rins. Neste caso são elegíveis a creatinina, a ureia e a cistatina C, que são substâncias que são filtradas pelos glomérulos e ao mesmo tempo não sofrem influência, na ampla maioria dos pacientes, por excreção ativa ou reabsorção pelos túbulos renais.

A eletroforese de proteínas tem outro escopo, ou seja, avaliar o perfil de proteínas que aparecem de forma patológica na urina, e tem como função ajudar a estimar a localização da perda proteica, se glomerular ou tubular por exemplo.

Pergunta 5: A resposta é a opção 3. A creatinina, derivada da creatina, é um marcador de uso difundido por ser um metabólito de produção razoavelmente constante pelo tecido muscular. Assim é de se esperar que variações na massa muscular, presentes nos diferentes sexos bem como nas diferentes etnias podem causar variação nos níveis da substancia. Porém já foi demonstrado (Jacobsen FK et al. Lancet 1980; i:319) que a dieta pode influenciar os níveis de creatinina sérica. Assim dietas muito ricas em carne (principalmente vermelha) ou abusos dietéticos pontuais podem elevar os níveis de creatinina.

Pergunta 7: A resposta é a opção 3. O cálculo do clearence pela dosagem de creatinina é um ferramental muito útil e temos algumas fórmulas disponíveis que fazem esta estimativa. Todas levam em conta parâmetros como sexo, peso corporal, ou estatura para o caso de fórmulas que estimam o clearence em crianças.

Porém há algumas limitações:
1- Idade: não usar as fórmulas de adultos (MDRD) para crianças ou adolescentes (com menos de 18 anos). Não usar a fórmula MDRD em idosos com mais de 70 anos.
2- Hospitalizados: indivíduos com concentrações de creatinina instáveis; pacientes hospitalizados, com sérias condições mórbidas (em particular, pacientes com insuficiência renal aguda).
3- Produção de creatinina alterada, extremos de massa muscular (amputados; paraplegia; fisiculturistas) ou indivíduos com dietas vegetarianas.
4- Não podemos valorizar resultados quando o clearence estimado for menor que 60mL/min.
Assim na questão a alternativa correta é a alternativa 3, pois apesar de a alternativa 2 citar o fator idade, o faz de forma errada, pois fala em indivíduos com mais de 60 anos (não 70 como seria o correto)

Pergunta 8: A resposta é a opção 1. Há duas formas básicas de tentarmos medir o clearence (depuração) de creatinina de um paciente. Podemos calcular o mesmo em parâmetros dosados usando a fórmula clássica, onde usamos as dosagens de creatinina no sangue e urina, o volume urinário e corrigimos pela superfície de área corporal. Ou estimamos o clearence usando alguns parâmetros somente, como creatinina sérica, idade, sexo, etnia.
Assim o cálculo da estimativa do clearence tem a vantagem da praticidade de obtermos um valor aproximado sem a coleta trabalhosa de amostras de urina de 12 ou 24 horas, pois não usamos o volume urinário nesta estimativa.

Pergunta 9: A resposta é a opção 1. Nesta questão aplicamos as fórmulas dadas com os seguintes dados:
Início da coleta 12 de novembro às 7h e 40 min/ Final da coleta 13 de novembro às 8h e 40 min
Temos um total de 25 horas X 60 min = 1500 min de coleta
Creatinina sérica: 1,5 mg/dL
Creatinina urina: 2 g/L
Transformando as unidades: Creatinina urina: 2 g/L = 2000 mg/L = 200 mg/dL
Volume urinário: 1500 mL

Cálculo do volume minuto= 1500 mL ———–1500 min
x mL ————– 1 min

Portanto o volume minuto é de 1 mL/min
Já podemos calcular o clearence sem correção:
Clearence = U x Vol./ P, onde :
U= Concentração urinária de creatinina;
V= Volume urinário minuto, calculado dividindo-se o volume total da amostra pelos minutos de coleta.

Ex: clearence de 24h divide-se por 1440 min; 12h =720min, etc. Podemos calcular o clearence de qualquer período, desde que o tempo de coleta e o volume urinário sejam rigorosamente anotados. No nosso caso foi um período de 25 horas ou 1500 minutos.

P= Concentração plasmática de creatinina
Clearence = 200 x 1/ 1,5 = 133 mL/min
Já podemos calcular o clearence com correção:
Cl corr= Cl sem x 1,73/A

Neste caso demos a superfície corporal já baseada nos seguintes fatores:
Peso 85 kg altura: 1,70 m, que corresponde a uma superfície corporal de 1,97 m2
Cl corr= 133 x 1,73/1,97 = 133 x 0,87 = 117 mL/min.

Pergunta 10: A resposta é a opção 3. Os corpos cetonicos, dentre os quais se incluem a acetona, são formados também por betahidroxibutirato e ácido aceto-acético, sendo que estes dois estão presentes em maior quantidade que a acetona.

A perda proteica diária não deve passar de 30 mg/dia. Níveis de perda de 1g são indicativos de doença ativa. Não é possível estabelecermos uma relação direta entre cilindros leucocitários, pois indicam inflamação das vias urinárias, não necessariamente infecção.

Pergunta 11: A resposta é a opção 1. A perda da albumina pela urina sofre, como sabemos, influência de vários fatores ligados a pressão hídrica sobre os glomérulos, bem como ao débito cardíaco (fluxo plasmático renal).

Assim situações tanto fisiológicas (exercício, postura) bem como patológicas (febre, insuficiência cardíaca) podem alterar os níveis de microalbuminúria. Neste caso mais especificamente temos que alterações no fluxo plasmático renal causado pela febre e cardiopatia podem interferir nas dosagens de albumina na urina.

Pergunta 14: A resposta é a opção 3. A única afirmação incorreta é a III, pois apesar de ser a creatina uma determinação muito antiga, os métodos químicos de dosagem usando a reação de Jaffe podem sofrer interferência com algumas proteínas, glicose, ácido ascórbico, corpos cetônicos, piruvato, guanidina, componentes hemoterápicos, cefalosporinas, bilirrubina, além daqueles citados na questão.

Pergunta 15: A resposta é a opção 4. Todas as substancias citadas nas alternativas, exceto o ácido úrico, podem ser usadas para estimarmos a taxa de filtração glomerular.A medida do ritmo de depuração renal do ácido úrico é importante na caracterização das hipouricemias, uma vez que, em tais condições, o teste permite diferenciar a síntese reduzida do ácido úrico de excreção urinária aumentada. Essa elevação pode ocorrer por distúrbios tubulares, que podem ser congênitos ou adquiridos, neste último caso, sobretudo pelo uso de drogas uricosúricas. Em condições normais, a depuração do ácido único corresponde a 6-12% do volume de plasma filtrado.

Gabarito

Pergunta 1 – Opção 4
Pergunta 2 – Opção 1
Pergunta 3 – Opção 2
Pergunta 4 – Opção 1
Pergunta 5 – Opção 3
Pergunta 6 – Opção 3
Pergunta 7 – Opção 3
Pergunta 8 – Opção 1
Pergunta 9 – Opção 1
Pergunta 10 – Opção 3
Pergunta 11 – Opção 1
Pergunta 12 – Opção 4
Pergunta 13 – Opção 4
Pergunta 14 – Opção 3
Pergunta 15 – Opção 4

Elaborador: Alvaro Pulchinelli Jr. Patologista Clínico, Doutor em Ciências UNIFESP, Preceptor Patologia Clínica Centro Alfa UNIFESP e assessor médico de Toxicologia, Drogas Terapêuticas e Bioquímica Clínica do Grupo Fleury.

Referências Bibliográficas:

Andriolo, A; Bismark, ZF. Rins e vias urinárias in Medicina Laboratorial 2,a Ed Manole 2008.
Lambert, EJ; Price, CP. Creatinina, ureia e ácido úrico in Burtis C A, Ashwood E R, Bruns D E. Tietz, Fundamentos de Química Clínica. 6a ed. Rio de Janeiro. Elsevier. 2008.
Delaney, MP; Lambert, EJ; Price, CP. Função renal e doença in Burtis C A, Ashwood E R, Bruns D E. Tietz, Fundamentos de Química Clínica. 6a ed. Rio de Janeiro. Elsevier. 2008.
Dufour, DR. Avaliação da função renal, água, eletrólitos, equilíbrio ácido-base e gases sanguineos in Henry J B. Diagnósticos Clínicos e Tratamento por Métodos Laboratoriais. 20a ed. Barueri, SP. Manole. 2008.
Fuller, CE; Threatte, GA; Henry, JB. Exame básico de urina in Henry J B. Diagnósticos Clínicos e Tratamento por Métodos Laboratoriais. 20a ed. Barueri, SP. Manole. 2008.
http://touchcalc.com/e_gfr
http://www.kidney.org/professionals/KDOQI/gfr_calculato

 

 

 

 

Digite aqui a sua pesquisa