Notícias

Precisão nos parâmetros de gases sanguíneos e eletrólitos

Lançamento da Greiner Bio-One, as novas seringas de gasometria com heparina lítica balanceada com zinco chegam ao mercado brasileiro

Atualmente, os exames de gasometria desempenham papel fundamental no monitoramento e prognóstico de pacientes internados com COVID-19, já que um dos principais sintomas conhecidos no agravamento da doença está ligado à falta de oxigênio no sangue arterial (hipoxemia).

A gasometria arterial possibilita a análise do sangue coletado de uma artéria, com o objetivo de avaliar a distribuição dos gases no sangue, o potencial de hidrogênio (pH) e o equlíbrio àcido-básico. “A gasometria é um procedimento invasivo que tem por objetivo analisar potencial de Hidrogênio (pH) sanguíneo, da pressão parcial de gás carbônico (PaCO2 ou pCO2) e oxigênio (PaO2), Bicarbonato (HCO3) e saturação da Oxi-hemoglobina, avaliando principalmente o equilíbrio acido-básico orgânico” (MOTA; QUEIROZ, 2014, p.1).

“O equilíbrio ácido-básico se refere aos mecanismos fisiológicos que mantêm a concentração de hidrogênio dos líquidos corpóreos numa faixa compatível com a vida. Para manter o pH em limites favoráveis ao processo vital, o organismo passa por mecanismos bioquímicos, respostas compensatórias que ocorrem nos pulmões e nos rins os quais são os pivôs na excreção de ácidos do corpo” (MOTA; QUEIROZ, 2014, p.1). Deste modo, quando há acúmulo dos níveis de concentração de H+ no sangue, há também impacto direto no pH sanguíneo, fazendo com que esteja fora dos parâmetros de normalidade e consequentemente tornando o meio ácido ou alcalino.

Segundo Porto (2005), “acidose e alcalose são alterações do pH sanguíneo decorrentes do aumento ou da diminuição da concentração sanguínea de íons H+. O pH normal do sangue oscila entre 7,35 e 7,45” (apud FURONI, 2010). Portanto, quantidades de íons H+ no organismo estão diretamente ligadas à manutenção ou alteração do pH. Com a determinação desses parâmetros, é possível a definição do pH sanguíneo, assim como a avaliação da função renal e pulmonar, viabilizando o diagnóstico e conduta terapêutica assertiva de pacientes internados, principalmente em estado crítico.

As novas Seringas para Gasometria Pulset™ e A-Line, formuladas com heparina lítica balanceada com zinco, permitem resultados mais precisos de cálcio ionizado e eletrólitos. A heparina pulverizada em forma de cristais permite rápida solubilidade, reduz a possibilidade de coagulação e permite análises de todos os testes de gases no sangue e eletrólitos. Exclusividade da Greiner Bio-One.

Referências

MOTA, I.L; QUEIROZ, R.S. Distúrbios do equilíbrio ácido básico e gasometria arterial: uma revisão crítica. Revista Digital – Buenos Aires, v. 14, n. 141, fev. 2010.

Porto CC. Semiologia médica. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2005.

TOBIN, et al. Why Covid-19 Silent Hypoxemia is Baffling to Physicians. American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine. 2020;202(3). doi: 10.1164/rccm.202006-2157CP.

Greiner Bio-One www.gbo.com.br /contato: info@br.gbo.com

Digite aqui a sua pesquisa