Notícias

PNCQ conquista Acreditação ABNT NBR ISO 17034:2017 como Produtor de Material de Referência Certificado

O PNCQ conquista, através da Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (Cgcre), a Acreditação como Produtor de Materiais de Referência Certificados, de acordo com a norma ABNT NBR ISO 17034:2017. O MRC PNCQ é um Material de Referência acompanhado por um certificado, com valores de propriedade e incertezas definidas, utilizado em todos os estágios de medição, inclusive para a validação de métodos analíticos como também na calibração de um sistema de medição. Este MRC é um calibrador de origem humana estabilizado e liofilizado de concentrações e pureza conhecidos. Os padrões de medição com valores certificados foram determinados usando padrões rastreáveis internacionalmente. O MRC é envasado e liofilizado em frasco âmbar em volume de 2mL.

Estão disponíveis os seguintes MRC de bioquímica: ácido úrico, cálcio, cloro, colesterol, creatinina, glicose, magnésio, potássio, sódio, triglicerídeos e ureia. A demanda por novos materiais de referência de maior qualidade está crescendo, tanto como consequência da melhoria da precisão dos equipamentos de medição, quanto pela exigência de dados mais exatos e confiáveis na área de procedimentos analíticos nos processos de Acreditação dos Laboratórios Clínicos e validações das reações de diagnósticos in vitro. Novos parâmetros estão em fase de caracterização para ampliar o escopo do MRC do PNCQ na atividade de análises laboratoriais.

Um Produtor de Material de Referência precisa demonstrar a sua competência técnica e científica para assegurar a qualidade apropriada na produção de um MRC. O PNCQ é o pioneiro na produção de um MRC nesse segmento da química clínica. O PNCQ foi avaliado por uma equipe de especialistas da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre), que outorgaram ao PNCQ a competência na operação de Produção de Material de Referência.

Contato:
PNCQ (21) 2569-6867 | pncq@pncq.org.br

Digite aqui a sua pesquisa