Notícias

O papel da frutosamina no diabetes

O diabetes mellitus (DM) é uma pandemia global, que aumenta em ritmo alarmante e tem sobrecarregado os sistemas de saúde(¹) . Segundo a International Diabetes Federation South and Central America (IDF SACA), 425 milhões de pessoas no mundo têm diabetes, com 42 milhões de casos atribuídos à América Latina. Destes, 12.465.800 casos de diabetes foram reportados no Brasil(²).

Em diversos estudos clínicos, tem se destacado que as complicações diabéticas podem ser reduzidas através do monitoramento a longo prazo e o controle rigoroso dos níveis de glicose no sangue. Ambos os testes de glicemia de jejum e de hemoglobina glicada (HbA1c) são universalmente aceitos como medidas confiáveis de controle do diabetes. No entanto, novos estudos destacam o papel da frutosamina no monitoramento mais fino do diabetes. Enquanto a HbA1c fornece um índice de glicemia que reflete os últimos 2 a 3 meses, a frutosamina fornece este índice ao longo das últimas 2 a 3 semanas, permitindo um monitoramento mais refinado para o controle do diabetes(¹).

Desvantagens dos testes tradicionais de diabetes

O teste de glicemia em jejum mede o nível de açúcar no sangue que é utilizado para diagnosticar e monitorar a diabetes com base na função da insulina. A principal desvantagem deste teste é que o hormônio glucagon, produzido no pâncreas, é desencadeado durante o jejum prolongado, que sinaliza o fígado para liberar glicose na circulação. Em condições diabéticas, o paciente é tanto incapaz de liberar insulina suficiente bem como não responder apropriadamente a esta. Consequentemente, o nível de glicose em jejum permanece elevado(³).
Nos anos 1980, a HbA1c foi incorporada à prática clínica, pois os níveis deste correlacionaram-se satisfatoriamente com o controle glicêmico em um período de 2 a 3 meses. A principal desvantagem deste teste é que qualquer condição que reduza a taxa de sobrevivência de eritrócitos, como anemia hemolítica, irá falsamente diminuir os resultados do teste de HbA1c, independentemente do método de ensaio utilizado(4).

Teste de Frutosamina

Em um paciente diabético, em que os níveis de glicose no sangue estão elevados, a concentração da frutosamina também aumenta à medida que esta é formada por uma reação não-enzimática de Maillard entre a glicose e os resíduos de aminoácidos das proteínas. Durante este processo de glicação, uma base de Schiff lábil intermediária é produzida, onde é convertida numa cetoamina mais estável (frutosamina) atráves de um rearranjo de Amadori(1).

A frutosamina foi identificada como um indicador precoce para o controle do diabetes em comparação a outros marcadores, como a HbA1c. As hemácias vivem por aproximadamente 120 dias e HbA1c reflete os níveis médios da glicose no sangue dos últimos 2-3 meses. Por outro lado, a frutosamina tem um tempo de vida mais curto, cerca de 14 a 21 dias, refletindo os níveis médios de glicose no sangue das últimas 2 a 3 semanas. Devido ao curto período de tempo da frutosamina, ela também é utilizada para avaliar a eficácia das mudanças de medicação e para monitorar o tratamento de diabetes gestacional. O teste é particularmente útil em situações onde a HbA1c não pode ser medida de forma confiável, por exemplo, anemia hemolítica, talassemia ou com variantes genéticas da hemoglobina(³).

Metodologia de ensaio de frutosamina

O método mais comumente utilizado para o teste de frutosamina é o método colorimétrico. Embora amplamente disponível, passível para automatização e barato, a principal desvantagem é a falta de padronização entre os diferentes ensaios de frutosamina(³). A Randox, por outro lado, utiliza um método enzimático, oferecendo maior especificidade e confiabilidade em comparação com os métodos convencionais como o NBT. O método enzimático da Randox não sofre interferências não-específicas, ao contrário dos métodos existentes, que são demorados e difíceis de serem automatizados.

O teste de frutosamina da Randox é comparado a padrões internacionais de alto nível, pois os seus controles e o calibrador possuem valores atribuídos em equivalência ao soro humano glicado com glicose 14C, que reflete diretamente a natureza da amostra do paciente. Com excelente estabilidade de 28 dias no analisador, o teste de frutosamina da Randox foi desenvolvido no formato líquido pronto para o uso. A Randox oferece aplicações que detalham configurações específicas do instrumento para o uso conveniente do kit de frutosamina em uma ampla gama de analisadores.

Contato:
Randox | www.randox.com/fructosamine | reagents@randox.com

Digite aqui a sua pesquisa