Pró-Sangue promove exposição artística no Parque Shopping Barueri

A doação de sangue será não apenas um gesto de solidariedade, mas também motivo de inspiração para a comunidade barueriense. Entre os dias 5 de dezembro a 4 de janeiro, a Fundação Pró-Sangue realizará no Espaço Cultural do Parque Shopping Barueri a exposição artística “Quem dá o Sangue Merece ser Reconhecido”, nome da atual campanha da instituição, idealizada pela agência BETC/Havas e que traz o curativo vermelho como seu grande ícone.

 

A mostra reúne quadros e esculturas de sete artistas locais que se inspiraram no curativo vermelho para criação de suas obras. Dentre os nomes que participam da iniciativa, figuram os de Carla Fatio, Edgard Santo Moretti, Júlia Gabriela de Oliveira, Marilene Gomes, Paulo Dud, Rachel Ferreira Fuly e Susumo Harada.

 

Além de prestigiar e valorizar a produção artística barueriense, a mostra busca dar maior visibilidade à doação voluntária de sangue. A ideia é introduzir esse hábito na vida cotidiana, até porque a parcela da população brasileira que doa sangue é ainda muito pequena. Apenas 1,9% dos brasileiros doa sangue, em contraste do índice margeando os 5% a 7% registrado na Europa e EUA.

 

A ação conta com o apoio oficial da Secretaria da Cultura e Turismo, Secretaria da Mulher, Secretaria da Comunicação e Secretaria da Saúde de Barueri.  Além das obras de arte, a iniciativa contemplará outras ações realizadas pelo governo local em prol da doação de sangue.

 

Uma delas é a exposição de fotos promovida pela Secretaria da Comunicação. Trata-se de uma coletânea de registros de todos os eventos relacionados à doação de sangue que ocorreram em Barueri ao longo de 2017. Na mostra artística, haverá uma parede dedicada à exibição das fotos.

 

O Espaço Cultural do Barueri Parque Shopping fica na Rua General de Divisão de Pedro Rodrigues da Silva, 400, Nova Aldeinha, Barueri. A mostra pode ser vista pelo público de 5 de dezembro a 4 de janeiro, das 10 às 22 horas (segunda a sábado) e das 14 às 20 horas (domingos e feriados). Para mais informações acesse www.parqueshoppingbarueri.com.br.

Serviço - Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.
 

Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da Pró-Sangue e consultar os pré-requisitos de doação.

 

O posto Barueri está localizado no Hospital Municipal Dr. Francisco Moran. O endereço é rua Ângela Mirela, 354, térreo, Jardim Barueri, Barueri. A unidade atende das 8 às 16 horas, de segunda a sexta.

 

Para horário de funcionamento dos demais postos de coleta da Pró-Sangue acesse: www.prosangue.sp.gov.br/doacao/Enderecos.aspx. Mais informações no Alô Pró-Sangue 0800 55 0300.

 

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição vinculada à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 1984, arrecada cerca de 12 mil bolsas por mês, sendo responsável por 32% de todo sangue consumido na Região Metropolitana do Estado de São Paulo.