Edição 208 - Marketing como Influência da Qualidade nas Organizações Sociais de Saúde

Prado, R.

Vaz, T. S.

Ribeiro, F. A.

 

Resumo

O marketing nas instituições de saúde ajuda no relacionamento com os clientes e serve como ferramenta para o gestor avaliar os serviços ofertados como um todo, levando em consideração as necessidades específicas que cada um dos usuários apresenta. A qualidade, por sua vez, está relacionada como o produto ou serviço materializado de maneira positiva com as perspectivas dos clientes. Chegar ao “resultado aceitável” não é uma tarefa fácil, pois varia de acordo com o momento vivenciado pelo paciente. Este trabalho teve como objetivo compreender como o marketing pode influenciar para a qualidade, concluindo que essa influência se torna presente na missão da instituição, na avaliação da satisfação dos usuários, nas intervenções para solucionar problemas, na particularização dos indicadores e na educação continuada dos profissionais de saúde.

Palavras-Chave: Marketing, Qualidade, Satisfação do Cliente, Indicadores da Qualidade.

 

Summary

The marketing in the healthcare institutions help in the customer relationship and serves as a tool for the manager to evaluate the services offered as a whole taking into account the specific needs that each user has. The quality in turn, is related to the product or service embodied in a positive way with the perspectives of clients. To reach the “acceptable results” is not an easy task, because it varies according to time experienced by the patient. This study aimed to understand how marketing influences for quality, concluding that this influence becomes present in the institution’s mission, the assessment of user satisfaction, interventions to address problems in the particularization of the indicators and the continued education of professionals health.

Key Words: Marketing, Quality, Perspectives of Clients, Indicators of Quality.

 

Endereço para correspondência

Talita Santamaria Vaz

e-mail: talitasantamaria@bol.com.br

Robson Prado

e-mail: robson.prado@ymail.com

(Veja esse artigo na íntegra na revista LAES&HAES)