CPFL Energia certifica 19 hospitais como modelos de gestão da saúde pública

 A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, em parceria com o Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag), certificou 19 hospitais das regiões de Barretos e Marília, como modelos de bom desempenho administrativo e qualidade dos serviços de saúde prestados às comunidades. A certificação foi estabelecida em três categorias – ouro, prata e bronze – e entregue no último 1° de fevereiro, comprovando o aprimoramento conquistado graças às capacitações realizadas desde 2014.

O Programa de Revitalização de Hospitais Filantrópicos já beneficiou 112 entidades em 91 municípios. Cerca de 25 mil profissionais foram capacitados por consultores do Cealag, que, por meio de reuniões, construíram o planejamento estratégico anual. Também criaram e revisaram indicadores administrativos, financeiros, procedimentos do corpo clínico e de enfermagem, ambientais e sociais, contribuindo para uma melhora no atendimento da saúde no Estado de São Paulo.

Desenvolvido desde 2005 pela CPFL Energia, a iniciativa contribuiu para o melhor atendimento de 4,5 milhões de pessoas e o investimento total ultrapassa R$ 12,3 milhões. A partir de então, o programa rendeu importantes resultados que impactam no serviço de saúde oferecido nas cidades envolvidas, como: redução de 40% do tempo de espera nos prontos-socorros, queda de 21% dos casos de infecção hospitalar e redução de 13% no tempo de permanência dos pacientes nas instituições. Ao oferecer um serviço profissionalizado, os hospitais reduzem custos de operação e já alcançam grau de satisfação dos usuários, que chega a 82%.

“A CPFL Energia é referência nacional em gestão empresarial, e entendemos que a melhor contribuição que poderíamos dar para o desenvolvimento sustentável de nossas comunidades é compartilhar este conhecimento”, pontua o vice-presidente Jurídico e de Relações Institucionais da CPFL Energia, Luiz Eduardo Osorio. E acrescenta: “Ao difundirmos a cultura da excelência da gestão em hospitais filantrópicos, garantimos que todos tenham acesso a um serviço público de melhor qualidade”.

Parcerias e Resultados

Com apoio das Diretorias Regionais de Saúde e da Federação dos Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo (FEHOSP), o trabalho também é estruturado junto aos Comitês Regionais e oferece aos hospitais ferramentas para que alcancem esses objetivos. O programa também concede assessoria direta aos hospitais-referência na área de administração hospitalar, por meio da realização de cursos de capacitação e atualização aos profissionais, além da criação de polos de apoio técnico aos hospitais vinculados. Além disso, incentiva ações de voluntariado e desenvolve campanhas de comunicação para as populações locais.

Histórico

Desenvolvido pela CPFL em parceira com o CEALAG e FEHOSP e apoio da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar) e FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), o Programa de Revitalização Hospitalar privilegia as instituições filantrópicas das cidades atendidas pelas distribuidoras de energia elétrica do Grupo CPFL Energia no estado de São Paulo.

O apoio sistemático aos hospitais filantrópicos teve início em 1997, a partir da privatização do setor elétrico. Até 2004, a CPFL Energia baseava suas ações em doações, principalmente de equipamentos hospitalares. A partir de 2005, quando recebeu o Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ), a empresa revisou e atualizou seu posicionamento em relação às instituições beneficentes. Substituiu as práticas assistencialistas pelo compartilhamento de informações e estímulo à formação de redes.

Entre 2005 e 2007, foi implantado um projeto-piloto, beneficiando 19 hospitais das regiões de Franca e Piracicaba. O sucesso motivou a difusão da iniciativa para todos os hospitais filantrópicos atendidos pela CPFL Energia no estado de São Paulo, em cidades como Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Ourinhos, Ribeirão Preto, Santos, São José Rio Preto e Sorocaba.

Certificação CQH

A certificação do CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar) é dividida em três categorias: Ouro, Prata e Bronze, de acordo com a pontuação obtida pelas instituições. Os critérios de pontuação foram definidos pelo CQH para hospitais com mais de 150 leitos. Outro critério de avaliação, criado pela CPFL em parceira com o CEALAG, para hospitais de 50 a 150 leitos, também possui as mesmas três categorias e reconhece os esforços das instituições para melhorar os seus processos internos.

Além da capacitação e transferência de tecnologia de gestão, o Programa de Revitalização Hospitalar fomenta a criação de redes, mobilização social e voluntariado. Veja, na tabela abaixo, os hospitais das regiões de Barretos e Marília certificados em cada categoria:





Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14,3% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É uma das líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis, maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.192 MW, no final do terceiro trimestre de 2016.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets. Pelo 12º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL. 

Fonte:  Assessoria de imprensa CPFL Energia.