Autoestima, moda e saúde unem mulheres no dia mundial de combate ao câncer

No próximo dia 8 de abril (domingo), data em que é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, será realizada em São Paulo (SP) a primeira edição brasileira do evento Fashion For Life. Unindo desfiles de moda e talk shows sobre saúde, autoestima e empoderamento feminino, o evento é gratuito e acontece das 14 às 19 horas no Istituto Europeo Di Design – IED. Um dos palestrantes confirmados é o médico mineiro Thadeu Provenza, fundador da Associação de Prevenção do Câncer de Mama na Mulher (Asprecam), que há 34 anos atua na conscientização das mulheres assistidas pela rede pública de saúde, sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. “Por meio Movimento Mamamiga pela Vida, criamos uma verdadeira rede de atenção à mulher que começa com o incentivo ao autoexame de mama. A detecção na fase inicial reduz os casos de mutilação e tratamento invasivo, trazendo para mulher uma perspectiva de impacto psicoemocional muito menor, ao mesmo tempo em que amplia consideravelmente as chances de recuperação”, afirma o mastologista e cirurgião plástico.

Durante o Fashion For Life, serão realizados os talk shows: Saúde e Bem Estar, Empoderamento feminino e Responsabilidade Social e Moda e Autoestima positiva. Thadeu Provenza, que participa do talkshow Saúde e Bem Estar, chama a atenção para dados preocupantes. “São estimados cerca de 58 mil novos casos de câncer de mama em 2018, sendo o câncer de maior incidência no Brasil. Cerca de 60% dos casos tratados no país são de fase final, sendo que o diagnóstico precoce poderia mudar índices de mortalidade da doença - que somente em Minas Gerais cresceram 120% nas últimas duas décadas”, ressalta.

Além dos momentos de troca de informações, os convidados poderão participar de oficinas de automaquiagem e corte de cabelo, entre outras, e conferir desfiles das estilistas Karin Matheus e Xuruca Pacheco com modelos que vivenciaram a doença. Uma delas é a belorizontina Leonarda Lisboa, idealizadora do projeto “Tenho Câncer, e agora?”. Diagnosticada em 2016 com câncer de mama triplo negativo, Leonarda compartilha nas redes sociais o seu dia a dia, com dicas beleza, saúde e bem-estar, e foi convidada por sua influência positiva entre suas seguidoras. “Estou me sentindo realizada em poder desfilar como modelo, o que já foi um sonho no passado, mas principalmente por fazer isso por uma causa maior. Representar Minas Gerais ao lado do Dr. Thadeu e do Movimento Mamamiga pela Vida está sendo uma honra”, conta Leonarda.

Movimento Mamamiga pela Vida


Criado pela Asprecam, o movimento está presente em quatro frentes:

- Busca Ativa, que capacita médicos, enfermeiros e agentes de saúde que atuam pelo Sistema Único de Saúde – SUS em relação ao autoexame de mama, além de organizar, coletar e disponibilizar informações integradas em três níveis do sistema público de saúde, por meio de sistema informatizado, para monitoramento e acompanhamento de pacientes diagnosticados com câncer de mama;

- Programa DedicAção, que capacita voluntários para acompanhar mulheres com diagnóstico inicial de câncer de mama e auxiliá-las no ingresso ao tratamento pelo  SUS, defendendo os seus direitos garantidos pela Lei Federal 12.732 (nov/12), que determina o prazo máximo de dois meses para o início do tratamento após o diagnóstico;  

- Observatório da Saúde da Mulher, que consolida a tecnologia social do projeto por meio de uma rede de ensino a distância, utilizando a rede pública de ensino a distância da Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (UAITEC); e

- Rede Pontos de Prevenção, que conta com 500 pontos em cerca de 240 municípios mineiros para a conscientização sobre a importância do autoexame de mama, equipados com o Modelo Didático Mamamiga - protótipo pioneiro no mundo que mostra, por meio do toque, os tipos de alterações que podem surgir na mama e axila.

“Acreditamos que a experiência de poder tocar o modelo, em um local reservado, estimula a mulher a fazer a investigação. Muitas vidas poderiam ser preservadas se houvesse um trabalho preventivo intensificado”, finaliza o especialista.

Serviço

Evento: Fashion For Life - world cancer day´18

Data: 08/04/18

Horário: 14h as 19h

Local: Istituto Europeo Di Design - IED São Paulo

Endereço: R. Maranhão, 617 - Higienópolis, São Paulo - SP, 01240-001

Talk Show Saúde e Bem Estar com Thadeu Provenza

Entrada: gratuita